Combustível da cana vai ajudar na descarbonização. Elétricos serão só 20% em 2030; na Europa serão 100%
Ao fazer o balanço da empresa em 2021, revelando liderança na América do Sul e com o carro – o Cronos – mais vendido no continente, o presidente do grupo Stellantis, que reúne várias marcas de veículos, entre elas a Fiat, a Jeep, a Peugeot e a Citroën, Antonio Filosa disse que o etanol pode compensar o atraso do Brasil na eletrificação da frota, uma vez que o combustível extraído da cana-de-açúcar tem baixo impacto ambiental
“O Brasil tem um diferencial extraordinário que é o etanol. Esse biocombustível é de baixo impacto ambiental porque a cana de açúcar absorve em seu ciclo vegetal o carbono liberado pelo etanol em sua queima no motor. A combinação de etanol com eletrificação em sistemas híbridos é uma alternativa de descarbonização acessível a faixas expressivas dos consumidores. É por esta via que vamos avançar no Brasil”, disse Filosa.
Ele lembrou que a eletrificação tende a avançar mais rapidamente em mercados com maior poder aquisitivo e com regulamentação mais definida, mas a medida que a tecnologia se difunda, seu custo se reduz e torna a tecnologia mais acessível a faixas mais amplas de consumidores.
“É devido a este mecanismo de mercado e de regulamentação que a eletrificação deve avançar primeiro na Europa e na China, depois nos Estados Unidos e posteriormente em mercados como o brasileiro. Mas isto não significa atraso na descarbonização no Brasil, disse o executivo, que anunciou a redução de 50% as emissões até 2030.
As projeções indicam que em 2030 o Brasil terá 20% de vendas de carros eletrificados (híbridos e elétricos puros), enquanto os Estados Unidos terão 50% e a Europa terá eliminado totalmente a produção de carros à combustão.
No balanço, o dirigente destacou a presença da Stellantis na América do Sul, onde fabrica 24 modelos e onde a Fiat tem a liderança de vendas. Prometeu 43 lançamentos na região até 2025, contemplando oito marcas, sendo 17 utilitários esportivos, nove automóveis e nove vans.