– Selo Maior Valor de Revenda homenageia as motos que menos perderam valor depois de um ano de uso
As motos menos depreciadas do mercado brasileiro receberão nesta sexta-feira (26) a Certificação Maior Valor de Revenda 2017, em evento em São Paulo que vai reunir dirigentes dos setores de produção e distribuição e entidades que representam a indústria de veículos de duas rodas.
O Selo Maior Valor de Revenda é resultado do Estudo de Depreciação de Veículos da Agência Autoinforme, feito com base na cotação de preços da Molicar e outras tabelas de preços do mercado. Ele indica as motos que obtiveram os menores índices de depreciação depois de um ano de uso, quer dizer: as motos usadas que menos perderam preço na hora da revenda.
Feito em parceria com a Textofinal de Comunicação, o prêmio faz parte do tripé Selo Maior Valor de Revenda, que já homenageia os setores de Carros e Veículos Comerciais. A premiação para o setor de duas rodas é feita pela segunda vez este ano.
O estudo compara os preços realmente praticados no mercado das motos vendidas no primeiro trimestre de 2016 com a mesma moto usada, um ano depois. A diferença entre eles é o índice de depreciação, que determina os ganhadores do Selo.
“O setor de motos aguarda com expectativa o resultado do Estudo, pois trata-se de um indicador importante no ponto de vista comercial e de marketing, uma vez que o valor de revenda é um dos atributos mais considerados pelo consumidor na hora da compra”, disse Luiz Cipolli Junior, coordenador do Estudo de Depreciação da Autoinforme.
Cipolli alertou que, na média, houve uma redução da depreciação das motos neste ano, provavelmente como resultado da crise, que provocou uma migração de consumidor do mercado de novos para o mercado de usadas. “Com isso – explicou – as motos usadas, principalmente as seminovas, tiveram um aumento do interesse do consumidor, o que provocou a sua valorização”.
O Estudo considerou 138 motos, fabricadas no Brasil e importadas, reunidas em 17 categorias. A moto menos depreciada de cada categoria vai receber a certificação e a moto mais valorizada de todo o mercado receberá o troféu de campeã geral do o troféu de campeã geral do Selo Maior Valor de Revenda 2017.
Essas são as categorias: 50cc, Big Trail até 800cc, Big Trail acima de 800cc, Crossover, Custom acima de 800cc, Custom até 800cc, Motoneta, Naked até 800cc, Naked acima de 800cc, Scooter acima de 200cc, Scooter até 200cc, Sport acima de 800cc, Sport até 800cc, Street, Touring, Trail, Clássica.
O índice de depreciação é relativo à diferença de preço entre a moto zero quilômetro vendida em 2016 (preço praticado) e a mesma moto com um ano de uso, cotada em 2017, sempre tendo como referência o primeiro trimestre do ano.
A moto – assim como os demais veículos automotores – é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de vários fatores, como valores intrínsecos (o carisma da marca) e os valores objetivos, como a existência de uma boa rede revenda, facilidade no atendimento, manutenção fácil e barata, facilidade de operação junto à rede independente de oficinas, liquidez na hora da revenda etc.
Como conquistar um bom valor de revenda? Valorizando a usada, pagando mais que a concorrência na troca da moto usada da própria marca por uma OK e atender bem o cliente, dando feedback, resposta a pedidos e reclamações, resolvendo imediatamente os problemas apresentados, enfim, implantando um sistema eficaz de comunicação com o cliente.