Andamos na picape Ford Maverick Lariat, pura tecnologia sobre rodas

Tecnicamente é uma picape, mas podemos chamar de um carrão de luxo, assim como o clássico esportivo que lhe empresta o nome. A picape Maverick chega ao mercado brasileiro esbanjando tecnologia e conforto.

Luiz Cipolli Junior acelerou a nova picape do mercado brasileiro num rápido test-drive em São Paulo.

– A picape chama a atenção na rua, por seu estilo garboso. A carroceria, de fácil manuseio, acaba sendo, na verdade, um aconchegante porta-malas, já que o motorista não vai ter coragem de colocar ali bagagem bruta. E na hora de acelerar, não falta potência para chegar onde quiser, de forma rápida e eficiente – relatou.

Cipolli destacou a eficiência do sistema de propulsão, o mesmo motor do Bronco, o 2.0 Turbo Eco Boost GTDi a gasolina, quatro cilindros em linha, injeção direta com bomba de alta pressão, tração AWD inteligente, potência de 253 cavalos chegando a 175 km/h, velocidade limitada eletronicamente. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A picape é feita sobre a plataforma do Bronco.

Com cabine dupla, ela tem o sistema de conectividade com o aplicativo Ford Pass, que conecta o carro com o mundo. O motorista pode dar a partida de forma remota, assim como acionar o ar-condicionado, verificar pressão dos pneus e nível do combustível.

A tela de oito polegadas é sensível ao toque e tem funções de entretenimento, climatização e telefone. Tem duas entradas USB, conexão bluetooth, conectividade com Android Auto e Apple Carplay e conta com comando de voz para  atender chamadas telefônicas, controlar áudio e o ar-condicionado, tudo sem tirar a mão do volante.

Vem com sete airbags, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos de couro em dois tons, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, controle automático em descida, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, piloto automático e cinco modos de condução: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Reboque/Transporte. O controle automático de descida auxilia o motorista na condução em terrenos íngremes com mais segurança e conforto.

Feita com carroceria monobloco e chapas de laminados de aço, barras de proteção nas portas laterais e colunas reforçadas e capô de alumínio. Freios a disco nas quatro rodas, direção elétrica, suspensão independente, Mc Pherson com molas helicoidais e barra estabilizadora na dianteira e Multilink com molas helicoidais na traseira. As rodas são de liga leve de 17 polegadas e pneus 225/65 R17 todo terreno.

A picape Maverick custa R$ 240 mil e tem como concorrente direta a Fiat Toro topo de linha.