– Carro autônomo e conectividade foram os principais temas do SIimea 2015
O carro do futuro, ou o carro autônomo e a conectividade a bordo são os temas do momento no mundo do automóvel. E não foi diferente no XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – Simea, que reuniu executivos do setor para a discutirem o futuro próximo do automóvel, com o tema “Tecnologia e conectividade melhorando a mobilidade”.
“O tema do evento deste ano é tão atual quanto necessário para instigar e atender aos novos e tradicionais proprietários. Nos últimos anos, o Simea debateu sobre o Inovar-Auto, mas a tecnologia e a conectividade ganham importância porque o programa tem como foco a capacitação do pólo automotivo”, disse Edson Orikassa, presidente da AEA, que organizou o evento.
O painel de abertura do evento trouxe o tema “Interação e Conectividade do Veículo Visando a Segurança”, abordando as tecnologias mais recentes de interação e conectividade, que visam melhorar a segurança dos passageiros, além de oferecerem mais conforto e algum tipo de entretenimento aos passageiros.
“Facilitadores da Mobilidade (Infotainment)”, foi o tema do segundo painel, que apresentou alguns dos criados dos aplicativos mais populares, como ocorreu a inserção dele entre os usuários e a visão do futuro que eles tem. Outro assunto discutido durante o segundo painel foi a importância das conectividades embarcadas na decisão de compra dos carros atuais e dos futuros.
Pesquisas apontadas por Luciano Alakija, líder de desenvolvimento de negócios da Telefônica Vivo, indicam 71% dos consumidores atualmente têm interesse na aquisição de um carro conectado e esperam por serviços que vão além da navegação, como manutenção com diagnósticos e resolução de falhas e a segurança. externos”.
O terceiro e último painel do evento trouxe o seguinte tema: “Choque de Realidade – O que se espera do veículo como produto”, que apresentou o resultado de uma pesquisa do Simea 2015 entre universitários brasileiros sobre as expectativas deles para o futuro do transporte individual.
Diante da pesquisa, algumas montadoras mostraram como procuram desenhar o papel dos veículos do futuro. Esse é o grande desafio para entender para onde caminha a sociedade e suas necessidades para poder oferecer a ela produtos que despertem seu interesse.
A pesquisa “Jovem x Automóvel”, realizada com 404 universitários na faixa entre 18 e 25 anos, de São Paulo e Ribeirão Preto/SP, mostrou que a nova geração ainda deseja automóveis, mas prioriza tecnologia e eficiência energética. O jornalista Lupércio Tomaz, coordenador da pesquisa, disse apenas 18% dos entrevistados consideram o carro como um instrumento de liberdade e a maioria, 51%, enxerga o automóvel como simples meio de transporte.
Carros em testes com total autonomia de condução devem chegar ao mercado nos próximos 10 anos, como o F 015 Luxury in Motion da Mercedes-Benz apresentado por Dirlei Dias, gerente sênior de marketing do produto automóveis da marca. Esse veículo, com assentos variáveis frente a frente, permite a personalização do tempo gasto em seu habitáculo. “Esperamos ter esse produto em cinco anos em cidades que tenham estrutura para receber o automóvel. Enquanto isso preparamos o futuro desenvolvendo tecnologia”, disse Dias.