Enquanto as vendas de carros caíram 6,9%, participação do consórcio subiu de 13,5% para 17,1%
Se não fossem os consórcios, as vendas de carros provavelmente cairiam mais do que os – 6,9% registrados no balanço de 2014, pois essa modalidade de compra cresceu 8,5% no ano.
Em 2013 os consórcios representavam 13,5% do total comercializado e no ano passado passaram a representar 17,1% (aumento de 27% na participação), segundo os números da Abac (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios).
O número de contemplados (consorciados que tiveram possibilidade de comprar bens) foi de 468,5 mil no ano passado, contra 397 mil em 2013. Esse foi o grande fator de aumento da participação dos consórcios no mercado.
“O consórcio ajuda as pessoas que se programam para comprar um bem com valor alto e ajudam a aumentar as vendas totais do mercado brasileiro”, afirma o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi.
Mas as vendas de novas cotas sofreram queda de 3,5%, foram 898,5 mil ano passado, contra 931,5 mil em 2013. Quer dizer, um número menor de consumidores se interessou no sistema de consórcios no ano passado, o que, a propósito, não afetou o crescimento do sistema, pois o número de contemplações cresceu e ampliou as vendas.