– Associação do Veículo Elétrico quer incentivos para concorrer com veículos a combustão

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O setor de veículos elétricos e híbridos está buscando um lugar que já deveria ter conquistado no mercado brasileiro.

Vários países já têm as vendas e a estrutura de abastecimento de carros elétricos avançadas, mas por aqui essa motorização ainda é vista com reservas.

Os poucos carros elétricos que rodam o fazem em caráter experimental: táxis que circulam em rotas restritas e uma ou outra empresa que usa o carro para um experimento mais técnico; pra avaliar a viabilidade econômica. E alguns ônibus urbanos, muito poucos: uma das empresas, a BYD tem dez ônibus em Campinas e um em São Paulo.

Foram vendidos em todo o País no ano passado apenas 720 híbridos e 127 elétricos, entre todos os tipos de veículos. Um volume, como se vê, insignificante.

A frota total dos dois não passa de 2,5 mil unidades

O que querem os fabricantes e importadores?

Incentivo do governo, subsídios.

É que a tecnologia é nova, cara, e não tem a menor chance de concorrer com os veículos a gasolina e diesel.

Além disso, é preciso montar uma infra-estrutura de abastecimento para atender o usuário do carro elétrico.

Quer dizer: se não tiver uma canetada do governo, o carro elétrico não vai andar pra frente (ou rodar pra frente).

Mas se o Brasil quiser se atualizar, reduzir as emissões de poluentes e criar uma mobilidade sustentável, vai ter que elaborar políticas públicas, baixar impostos e criar a infra estrutura para fazer o carro elétrico acelerar.

Ao apresentar o retrato do segmento no Brasil, nesta quinta-feira, o presidente da Associação do Veículo Elétrico, Ricardo Guggisberg fez um apelo à autoridades no sentido de incentivar os fabricantes e importadores de carros elétricos, lembrando que o segmento avança em todo o mundo e que o Brasil vai ficar pra trás se não tomar medidas que façam as vendas e o uso do elétrico crescerem.

A frota de elétricos e híbridos no Japão é de 108 mil carros e o país conta com 11,5 mil postos de abastecimento; nos Estados Unidos são 275 mil veículos e 21 mil postos. No Brasil são 3,5 mil carros e um posto de abastecimento na rodovia Anhanguera e uma meia dúzia em shoppings e prédios comerciais.

A Associação vai fazer um passeio de carro elétrico na cidade de São Paulo no dia 27 de agosto, um sábado, para mostrar à população as opções que o mercado brasileiro oferece.

Dias 1, 2 e 3 de setembro o setor vai organizar o Salão do Carro Elétrico, Centro de Exposição São Paulo, Rodovia dos Imigrantes.