Carro de em trada da marca chinesa concorre com Icar e Kwid e anda até 400 km com uma carga
Um elétrico puro, que pode rodar até 400 quilômetros com um carregamento de bateria (oficialmente a autonomia é de 295km), e que custa R$ 149,8 mil. É o Dolphin, da chinesa BYD, que já está no Brasil fabricando painéis solares, ônibus e equipamentos elétricos e que em breve vai montar uma fábrica no Brasil, mais exatamente na Bahia, que pode ser a da antiga Ford em Camaçari.
O Dolphin é um hatch compacto, que chega para brigar com o Renault Kwid e o Caoa Chery ICar, ambos na mesma faixa de preço. E embora o preço do BYD seja promocional (de lançamento), os dirigentes da empresa disseram que ele pode se estender além das 300 unidades desse primeiro lote.
O Dolphin utiliza uma plataforma que integra o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia. Acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge 150 km/h.
A bateria pode ser recarregada com um adaptador numa tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência pode carregar o carro em apenas 25 minutos.
A empresa “vende” Dolphin como um carro divertido. Para isso, desfila as os sistemas de conectividade e entendimento, como a tela giratória (vertical ou horizontal) de 12,8″, seis alto-falantes, sistema para abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e verificar o nível da bateria. E também jogar videogame na tela com o carro parado ou cantar no karaokê. Tem comando de voz executa tarefas de forma descomplicada. O serviço OTA permite atualizações no sistema do carro à distância. O motorista recebe uma mensagem no painel que existe uma atualização disponível e faz o download.
O BYD Dolphin EV É o veículo com melhor eficiência energética do mercado brasileiro, segundo o Inmetro, e o quinto veículo de passeio da BYD no Brasil: todos os outros são de categoria superior, os elétricos Tan, Han e Yuan Plus e o híbrido Song Plus DM-i. Chega nas nas cores cinza, rosa e amarelo. Garantia de cinco anos ou 200 mil quilômetros (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). Bateria com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.