Autorizado para CNH categoria B, veículo é opção para o trabalho de entrega de mercadorias

A palavra Truck é caminhão em inglês, e esse é o nome que a Mercedes-Benz passou a dar à sua linha de vans: Sprinter Truck. E como alguma das opções permitem que o motorista comum possa dirigir, acaba sendo uma opção mesmo para quem não tem CNH categoria superior à B. Mas será que o motorista que está acostumado a dirigir somente carro de passeio dá conta de enfrentar o trânsito de São Paulo com um “caminhão” desse tamanho?

É o que avaliamos nesse teste pelas ruas da cidade, simulando entregas de mercadoria em vários pontos da cidade e, para dar um ar de realidade, carregando 1000 Kg em sacos de areia como lastro.

Na verdade a Sprinter Truck não é muito grande. A versão avaliada, a 314 CDI Street Longo, tem 3665mm de comprimento, é fácil de pilotar, de manobrar. O conforto e a dirigibilidade são equivalentes à de um carro de passeio. É até muito prazeroso dirigir o Sprinter Truck nas ruas, inclusive por que seu visual é bem agradável, tanto em relação ao desenho da cabine quanto ao carroceria, que, da versão avaliada, é de alumínio.

O motorista acostumado com carro de passeio precisa ficar atento a alguns detalhes, como o espaço (maior) que ele ocupa tanto o comprimento quando na lateral. Sim, e também na altura. Ele não entra em garagem com portão baixo.

A Sprinter Truck tem um motor 2.2 litros turbodiesel, sempre com transmissão manual de seis velocidades.

Vem com assistente ativo de frenagem, que detecta obstáculos a frente, alerta o motorista e até a frenagem de forma autônoma, caso o motorista não pise no freio. Tem sistema ESP adaptativo,  que garante maior estabilidade e evita possíveis tombamentos do veículo em manobras bruscas. Conta também com direção elétrica, sistema multimídia com espelhamento de smartphone, piloto automático e volante multifuncional.