Como reflexo das boas vendas de modelos com desconto, modelos das demais categorias também foram beneficiados
O bônus para a compra de carro novo do governo federal deu resultado em julho: o balanço da indústria apontou crescimento de 19% sobre junho e de 24% sobre julho de 2022, com 225,6 mil licenciamentos. No acumulado as vendas estão 11,3% maiores do que no período janeiro-julho do ano passado.
O mais importante nesse momento, segundo o presidente da Anfavea, Marcio Lima Leite, é que o grande fluxo de consumidores nas concessionárias por causa do incentivo acabou aquecendo as vendas também de carros mais caros, que não foram considerados nos benefícios do programa.
O dirigente destacou que, mesmo com o fim do programa, o mercado continua aquecido: nos primeiros dias de agosto as vendas estão revelando um aumento de 23% em relação aos primeiros dias de agosto do ano passado. Agora o mercado sinaliza para um crescimento entre 5% e 7 no ano.
O segmento dos eletrificados continua crescendo, embora ainda com um volume diminuto. Foram licenciadas 39.700 unidades até julho, sendo 35 mil de híbridos e 4.700 de elétricos puros.