— Carro vai “ler” a sinalização e “falar” com demais veículos
Quando se fala em conectividade a bordo muita gente tem a impressão de que se trata apenas do uso da internet, com o acesso às mídias sociais, envio de e-mails, GPS, localização de pontos de interesse, como acesso a restaurantes, hospitais, museus.
A conectividade, no entanto, não é apenas a comunicação dos ocupantes do carro com as redes sociais e serviços. Ela é chave para os sistemas avançados de assistência ao motorista, dando informações sobre situações que estão fora do controle, como por exemplo, a COMUNICAÇÃO ENTRE VEÍCULOS, que proporciona maior segurança, mais eficiência no fluxo de carros nas vias e a COMUNICAÇÃO DO VEÍCULO COM A INFRA-ESTRUTURA: o sistema de conectividade vai ter as informações da via, das placas de sinalização, da velocidade, indicação paradas, cruzamentos, placas indicativas, e também a sinalização horizontal, que fica no asfalto e é uma ferramenta formidável de controle, como linha branca que divide a faixa de rolamento: a leitura da linhas que dividem as faixas de rolamento impedem que o carro avance na faixa ao lado e provoque um acidente.
Como se vê, usar a internet é apenas a ponta do iceberg na conectividade veicular.