– Utilitário esportivo intermediário entre o Renegade e o Cherokee chega para disputar segmento em crescimento
Terceiro carro produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco, o Compass vai preencher um “buraco” no catálogo da marca no Brasil, que tem o Renegade na categoria dos pequenos (também feito em Pernambuco) e o Cherokee grandão (importado). O novo utilitário esportivo ocupa o espaço intermediário entre ambos, em tamanho e preços.
Mais do que isso, o Compass coloca a Jeep num segmento bastante disputado e que está crescendo no mercado brasileiro, ou melhor, em dois segmentos, uma vez que as versões flex, que devem representar 70% das vendas vão concorrer com o Hyundai ix35, o Kia Sportage e o Mitsubishi ASX, enquanto as versões diesel, top de linha, brigam com as marcas alemãs: o BMW X1, o Mercedes-Benz Q3 e o Audi Q3.
O carro terá duas opções de motores, o 2.0 flex de 166 cavalos e o 2.0 Diesel turbo, o mesmo usado no Renegade, que tem 170cv. Os preços vão se sobrepor ao do Renegade e parece que a rede se convenceu de que o carro vale cada centavo: o anúncio do preço foi aplaudido pelos revendedores presentes na apresentação oficial do carro ocorrida na noite de segunda-feira (26) aqui em Goiana.
Em valores arredondados, o Compass mais barato custa R$ 100 mil, a versão Sport com motor flex. A Longitude, também flex, R$ 107 mil e a diesel R$ 133 mil. A Limited flex R$ 125 mil e a topo de linha, a Trail Hawk diesel vale R$ 150 mil. Essa é a mais equipada e foi com ela que fizemos o rigoroso teste off road nas dependências da fábrica em Goiana, numa pista usada para a avaliação dos carros produzidos ali.
A Jeep oferece ainda uma versão de Edição de Lançamento, 2.0 flex, pelo preço de R$ 110 mil, com apenas 500 unidades. Mas o carro só começa a ser vendido em novembro.
A aposta da FCA no Compass é de vendas expressivas: estão sendo projetadas duas mil unidades por mês. O carro deverá ter um peso importante na empresa também no que se refere às vendas externas. A FCA planeja vendas de oito mil carros por ano para países da América Latina, o que vai contribuir para o projeto da empresa de dobrar as exportações: hoje apenas 10% da produção em Pernambuco é vendida no exterior; o objetivo é chegar a 20%.
Versões e preços:
Sport, flex, R$ 100 mil
Longitude Flex, R$ 107 mil
Longitude Diesel R$ 133 mil
Limited flex R$ 125 mil
Trail Hawk diesel R$ 150 mil
A edição de lançamento, 2.0 flex, vai custar R$ 110 mil.