Com plug-in, carro roda 44 km só na bateria. Com o motor a combustão faz de 25,4 km/l

A Jeep optou pelo sistema plug-in para iniciar a eletrificação da sua linha no Brasil e para isso escolheu o Compass, sucesso com motor a combustão e que agora deve conquistar mais uma boa parcela do mercado. Afinal, um carro que faz um consumo urbano de 25,4 km/l deve atrair o interesse do consumidor. Mais do que isso, o sistema plug-in permite que o Compass rode 44 quilômetros usando apenas a energia elétrica, o que transforma o carro em “elétrico puro” para quem se limita a trajetos curtos no dia a dia. Mais do que isso: a recarga da bateria pode ser feita em menos de duas horas, aumentando muito a autonomia com o uso apenas do motor elétrico.

O preço, no entanto, é muito superior ao modelo a combustão: custa um Renegade a mais: R$ 360 mil em São Paulo e R$ 350 para os demais estados do Brasil.

Os dois motores do Compass 4XE somam 240 cavalos de potência, o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O carro tem tração nas quatro rodas, quatro modos de condução, controle eletrônico de descidas e função 4WD Lock e 4WD Low. Vem com frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com correção e farol alto automático.

O Compass híbrido vem na versão S, a mais completa da gama e será vendida em 400 concessionárias espalhadas pelas cinco regiões do Brasil.

“Trabalhamos com nossa rede para que o cliente tenha uma ampla assistência desde seu primeiro contato com o carro, podendo inclusive recarregar gratuitamente nas concessionárias”, disseEverton Kurdejak, da Jeep para o Brasil.

O carro terá garantia de cinco anos para a bateria de tração (bateria de alta tensão e sistemas elétricos do modo híbrido), que complementa os três anos oferecida em todos os modelos Jeep.

Tem faróis exclusivos full led, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio.

O motor T270 turboa gasolina 180 cv de potência e 270 Nm de torque; câmbio automático de seis marchas e auxiliado por um motor elétrico, que também cumpre a função de gerador. Esse conjunto gera tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias.

No eixo traseiro fica o segundo motor elétrico, com 60 cv e 250 Nm de torque — que está disponível em qualquer rotação. Esse conjunto compacto é conectado diretamente ao eixo traseiro, permitindo que o Compass 4xe mantenha a tração nas quatro rodas ao mesmo tempo em que dispensa o cardã. A gestão eletrônica garante que o veículo tenha tração nas quatro rodas sempre que necessário. Se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro, o que assegura o máximo de performance e aderência em qualquer circunstância.

Oferece os modos de condução Snow (neve) Sand/Mud (areia/lama) e Sport. Tem opções 4WD Lock, 4WD Low e HDC (assistente de descida), que ampliam a capacidade off-road.

Pode rodar com o Electric e e-Save, que se somam ao modo Hybrid padrão:

Electric: usa somente o motor elétrico traseiro, possibilitando uma condução 100% livre de emissões, por 44 quilômetros. O motor térmico só entra em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.

E-Save: tem dois modos de funcionamento e permite manter ou carregar a bateria usando a própria força do motor térmico. No modo passivo, o E-Save mantém o nível de carga da bateria, permitindo acesso à propulsão 100% elétrica em um momento futuro. Quando o e-Save passivo está ativado, a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual. O e-Save também possui o modo ativo, que usa o motor elétrico acoplado ao conjunto à combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga. No modo e-Save ativo a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.

O sistema híbrido plug-in permite o aproveitamento do recurso dos motores elétricos: a frenagem regenerativa. Ao pisar no freio de forma suave, o gerenciamento eletrônico usa os próprios motores elétricos para gerar eletricidade. Dessa forma, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios a disco tradicionais.

O carro pode ser recarregado em casa, usando o carregador doméstico portátil por quatro a 20 horas, de acordo com a tensão. Ou o carregador de parede (Wallbox) da Weg ou EnelX, com a recarga completa em uma hora e quarenta.

O carro traz teto-solar panorâmico, faróis com facho alto automático, assistente de estacionamento semi autônomo, controlador de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas, sete airbags e sistema de visão 360 graus.

Veja os recursos ligados à eletrificação

Recarregue Agora: permite iniciar automaticamente a recarga se o seu veículo já estiver plugado em uma estação de recarga, com o toque em único botão (smartphone, smartwatch ou central multimídia)

Programação de Recarga: permite definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início e término da recarga, dia da semana e a recorrência.

Programação de Climatização: é possível definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início do seu percurso, dia da semana e a recorrência.

Telas do Veículo Híbrido: o cliente pode obter o melhor controle do carro com informações como preferências de recarga, cronograma de recarga, fluxo de energia e histórico de direção (geração de relatório diário em km rodados do modo de condução elétrico x modo de condução híbrido).

Configurações de nível de recarga: permite escolher entre cinco níveis de recarga relacionadas a cinco distintos tipos de correntes e, assim, cinco potências de cargas associadas.