– Versão com motor elétrico e a combustão já é linha 2017 e custa R$ 159,5 mil

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Um mês após o lançamento da linha 2017, o Fusion tem mais uma opção ao consumidor: a versão híbrida, equipada com um motor 2.0 a gasolina de 143 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 17,8 kgfm de torque, a 4.000 rpm.

Se, há quase seis anos, quando surgiu no mercado brasileiro, o Fusion híbrido era um carro puramente de imagem, hoje ele extrapolou essa condição e é opção também para o consumidor comum. O volume de vendas ainda é bem restrito, conforme você vai ver mais adiante, mas ele já representa 5% das vendas do modelo.

O motor elétrico e alimentado por uma bateria de íons de lítio, mais leve, com capacidade de 1,4 kWh. Juntos, eles entregam potência combinada de 190 cv. A transmissão é CVT, com o novo seletor rotativo, que substitui a alavanca de câmbio convencional.

O Fusion híbrido tem painel interativo com informações como nível de carga da bateria, consumo de combustível e autonomia. Ele sinaliza quando o motorista está dirigindo de modo mais econômico, mostrando desenhos de folhas no painel de instrumentos. O sedã conta ainda com o modo EV+, um sistema inteligente que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS integrado ao SYNC 3 e prioriza o uso do motor elétrico e a economia de combustível. Para processar os registros e otimizar as rotas, reconhecendo a topografia e velocidade de cada trecho, o sistema leva de duas a quatro semanas.

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Segundo a Ford, o carro tem autonomia de até 885,6 quilômetros, faz 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Tem uma única versão, Titanium, equipada com piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão, assistente autônomo de frenagem, detecção de pedestres, estacionamento automático, alerta de ponto cego e permanência em faixa, sensor de fadiga, oito airbags, cintos traseiros infláveis e rodas de 18 polegadas.

Desde seu lançamento, em 2010, o Fusion Hybrid vendeu 1.810 unidades. “Quando foi lançado no Brasil, era usado principalmente como veículo executivo, por empresas que queriam associar sua imagem à sustentabilidade. Com o tempo, tornou-se um objeto de desejo e hoje tem 70% das vendas concentradas no varejo”, disse Fernando Pfeiffer, gerente de produto da marca. A versão híbrida corresponde a 5% das vendas.

Ficha técnica

Ford Fusion Hybrid 2017

Combustível: Híbrido (gasolina/elétrico)

Motor a combustão: 2.0 HEV iVCT Atkinson

Número e disposição dos cilindros: 4 em linha

Cilindrada: 2.0 L (1.999 cm3)

Potência: 143 cv @ 6.000 rpm

Torque: 175Nm @ 4.000 rpm

Potência combinada: 190 cv

Consumo (km/l)

Cidade: 16,8

Estrada: 15,1

Bateria: Íons de lítio

Capacidade (kWh): 1,4

Direção: Com assistência elétrica

Rodas: Liga leve 18”x 8,0”

Pneus: Radiais 235/45 R18

Suspensão

Dianteira: MacPherson

Traseira: Control Link

Freios

De serviço: A disco nas quatro rodas com ABS e sistema de regeneração para recarga da bateria

Estacionamento: Elétrico com comando no módulo do ABS

Medidas (mm)

Comprimento: 4.871

Largura com espelho: 2.121

Largura com espelho dobrado: 1.911

Largura sem espelho: 1.852

Distância entre-eixos: 2.850

Altura em ordem de marcha: 1.480

Capacidades      

Peso do veículo em ordem de marcha (kg): 1.670

Capacidade de carga (kg): 386

Peso bruto total (kg): 2.056

Tanque de combustível (L): 52,7