– Versão com motor elétrico e a combustão já é linha 2017 e custa R$ 159,5 mil
Um mês após o lançamento da linha 2017, o Fusion tem mais uma opção ao consumidor: a versão híbrida, equipada com um motor 2.0 a gasolina de 143 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 17,8 kgfm de torque, a 4.000 rpm.
Se, há quase seis anos, quando surgiu no mercado brasileiro, o Fusion híbrido era um carro puramente de imagem, hoje ele extrapolou essa condição e é opção também para o consumidor comum. O volume de vendas ainda é bem restrito, conforme você vai ver mais adiante, mas ele já representa 5% das vendas do modelo.
O motor elétrico e alimentado por uma bateria de íons de lítio, mais leve, com capacidade de 1,4 kWh. Juntos, eles entregam potência combinada de 190 cv. A transmissão é CVT, com o novo seletor rotativo, que substitui a alavanca de câmbio convencional.
O Fusion híbrido tem painel interativo com informações como nível de carga da bateria, consumo de combustível e autonomia. Ele sinaliza quando o motorista está dirigindo de modo mais econômico, mostrando desenhos de folhas no painel de instrumentos. O sedã conta ainda com o modo EV+, um sistema inteligente que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS integrado ao SYNC 3 e prioriza o uso do motor elétrico e a economia de combustível. Para processar os registros e otimizar as rotas, reconhecendo a topografia e velocidade de cada trecho, o sistema leva de duas a quatro semanas.
Segundo a Ford, o carro tem autonomia de até 885,6 quilômetros, faz 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Tem uma única versão, Titanium, equipada com piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão, assistente autônomo de frenagem, detecção de pedestres, estacionamento automático, alerta de ponto cego e permanência em faixa, sensor de fadiga, oito airbags, cintos traseiros infláveis e rodas de 18 polegadas.
Desde seu lançamento, em 2010, o Fusion Hybrid vendeu 1.810 unidades. “Quando foi lançado no Brasil, era usado principalmente como veículo executivo, por empresas que queriam associar sua imagem à sustentabilidade. Com o tempo, tornou-se um objeto de desejo e hoje tem 70% das vendas concentradas no varejo”, disse Fernando Pfeiffer, gerente de produto da marca. A versão híbrida corresponde a 5% das vendas.
Ficha técnica
Ford Fusion Hybrid 2017
Combustível: Híbrido (gasolina/elétrico)
Motor a combustão: 2.0 HEV iVCT Atkinson
Número e disposição dos cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 2.0 L (1.999 cm3)
Potência: 143 cv @ 6.000 rpm
Torque: 175Nm @ 4.000 rpm
Potência combinada: 190 cv
Consumo (km/l)
Cidade: 16,8
Estrada: 15,1
Bateria: Íons de lítio
Capacidade (kWh): 1,4
Direção: Com assistência elétrica
Rodas: Liga leve 18”x 8,0”
Pneus: Radiais 235/45 R18
Suspensão
Dianteira: MacPherson
Traseira: Control Link
Freios
De serviço: A disco nas quatro rodas com ABS e sistema de regeneração para recarga da bateria
Estacionamento: Elétrico com comando no módulo do ABS
Medidas (mm)
Comprimento: 4.871
Largura com espelho: 2.121
Largura com espelho dobrado: 1.911
Largura sem espelho: 1.852
Distância entre-eixos: 2.850
Altura em ordem de marcha: 1.480
Capacidades
Peso do veículo em ordem de marcha (kg): 1.670
Capacidade de carga (kg): 386
Peso bruto total (kg): 2.056
Tanque de combustível (L): 52,7