– Só Effa fechou o ano no azul e JAC perdeu a liderança para a Lifan

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Se o ano foi péssimo para o setor de importados (veja matéria) as chinesas, particularmente, tiveram um desempenho pra lá de pífio. Com exceção da Effa, que teve vendas residuais (vendeu apenas 89 unidades em 2016), mas cresceu 45,9%, as marcas chinesas que atuam no Brasil despencaram pela tabela. Foram as que mais perderam em volume de vendas e em participação.

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A JAC, que deixou de ser a marca mais vendida no segmento, perdeu 45,7% das vendas: caiu de 5.026 unidades em 2015 para 2.727 no ano passado. Agora, a marca chinesa mais vendida no Brasil, é a Lifan, que, mesmo com queda de 31,8%, fechou o ano com o maior volume de vendas no segmento: 3.412 unidades (no ano anterior vendeu 5.006).

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A Chery, que mantém uma fábrica no Brasil, vendeu menos da metade do volume negociado no ano passado: foram apenas 2.159 unidades, contra 5.328 em 2015, uma queda, portanto, de 59,5%.

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As outras cinco chinesas, todas com números desprezíveis de venda (veja ranking), tiveram desempenho ainda pior. A Hafei foi a mais afetada, vendeu apenas 43 unidades, 80% a menos do que no ano anterior. A Relly perdeu 73,5%, a Jinbei 68,7% e a Shineray 67,6%. Fim de feira. Elas estão presentes no mercado apenas para desovar o que restou do estoque e atender o consumidor. Mas não estão mais importando.

O ranking das chinesas

Class. Marca 2015 2016 Var. %
 Lifan 5.006 3.412 -31,8%
 JAC 5.026 2.727 -45,7%
 Chery 5.328 2.159 -59,5%
 Geely 651 374 -42,5%
 Shineray 358 116 -67,6%
 Rely 332 88 -73,5%
 EFFA 61 89 45,9%
 Jinbei 208 65 -6875,0%
 Hafei 216 43 -80,1%