– Pelo menos dez marcas, que representam 57% das vendas, vão equipar seus carros com o sistema de segurança
Não é lei, mas pelo menos dez dos maiores fabricantes mundiais de automóveis se comprometerem com o governo dos Estados Unidos a equipar os seus carros com o sistema de freio automático de emergência, medida que poderá reduzir significativamente lesões e mortes no trânsito.
O freio de emergência é acionado automaticamente numa situação de perigo, quando o carro da frente para de repente e o motorista leva alguns décimos de segundo para acionar o freio mecânico, ou então não aplica força suficiente no pedal para parar o carro de forma a prevenir o acidente.
Mais do que mais um sistema de segurança, o freio de emergência é uma tecnologia tida como a grande novidade da nova era de segurança veicular, cujo enfoque é prevenir o acidente em vez de proteger os ocupantes dos efeitos do acidente. É a chamada segurança ativa.
O sistema não é novo, mas hoje só equipa carros de luxo e mesmo assim, na maioria das vezes, como item opcional
O acordo das empresas feito com o governo e também com uma seguradora é tido como a mais importante medida de segurança veicular dos últimos anos.
Anote aí as empresas que se comprometeram a ter nos seus carros o freio automático de emergência e veja quanto tempo isso vai demorar pra chegar aos seus carros no Brasil:
Audi, BMW, Ford, GM, Mazda, Mercedes-Benz, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo. Essas marcas representam 57% das vendas de carros no país.
Se o freio ABS e – pasmem – o retrovisor do lado direito só passaram a equipar os carros feitos no Brasil por imposição da lei, é uma tremenda ilusão achar que as montadoras instaladas aqui vão colocar nos seus carros, por conta própria, um freio automático de emergência.