O carro perde 13,5 % do seu preço depois de um ano de uso, conforme o índice Autoinforme/Molicar, que faz o estudo e Depreciação dos carros no mercado brasileiro.
Essa é a depreciação média, pois os vencedores do Prêmio Maior Valor de Revenda apresentaram uma depreciação bem menor: o Onix, campeão geral da edição 2015, teve uma depreciação de apenas 7,6% com um ano de uso.
Na outra ponta da tabela, no entanto, aparecem os carros chineses como os mais depreciados do mercado. O J3 é o que mais perde preço depois de um ano. O levantamento indica que o hatch da JAC tem uma depreciação de 20,2% após um ano, sendo o mais depreciado entre os 100 carros objetos do estudo (os 100 mais vendidos).
O segundo mais depreciado é outro chinês, o Tiggo, da Chery, que perde 17,5% um ano após ter deixado a concessionária e o terceiro é o Lifan 530, com -17%. Tem outro Lifan entre os dez mais depreciados do mercado (veja tabela), o utilitário esportivo X60, com -15,9%.
O Mitsubishi Lancer é o quarto carro mais depreciado (-16,9%) e o Peugeot 408 (-16.5%) o quinto.
Entre os dez carros menos valorizados depois de um ano de uso estão ainda o Línea, o Tucson, o C4 Lounge e o Bravo.
MARCA / MODELO | DEPRECIAÇÃO |
JAC J3 | -20,2 |
CHERY TIGGO | -17,5 |
LIFAN 530 | -17 |
MITSUBISHI LANCER | -16,9 |
PEUGEOT 408 | -16,5 |
FIAT LINEA | -15,9 |
LIFAN X60 | -15,9 |
HYUNDAI TUCSON | -15,6 |
CITROEN C4 LOUNGE | -15,5 |
FIAT BRAVO | -15 |
MERCEDES-BENZ CLA | -15 |
MITSUBISHI PAJERO TR4 | -15 |
AUDI A4 | -14,9 |
SUZUKI GRAND VITARA | -14,8 |
KIA SPORTAGE | -14,8 |