– Câmeras vão substituir com vantagem os enormes e ineficientes espelhos externos
O fim dos espelhos retrovisores nos carros está próximo. Eles serão substituídos por câmeras, que proporcionam com mais precisão a visibilidade do ambiente externo.
Além de ampliar o campo visual, as câmeras têm a vantagem de não produzir reflexo, tem melhor visibilidade em condições de pouca iluminação, como na neblina, na chuva e ao entardecer.
A Continental está testando num protótipo um sistema de três câmaras e dois monitores capazes de substituir os espelhos interiores e exteriores. Feitos com diodos emissores de luz orgânicos, os monitores mostram ao motorista o que acontece na parte traseira e laterais do carro, eliminando os pontos cegos.
O sistema de câmeras e monitores não são meros substitutos dos espelhos, eles melhoram substancialmente a percepção de tráfego através da detecção e classificação de objetos. Podem, por exemplo, indicar a distância e a velocidade do outro, permitindo uma ação preventiva do motorista.
A eliminação dos retrovisores externos traz outras vantagens paralelas de extrema importância, como a redução da largura dos carros, o que vai permitir ao motorista estacionar em vagas mais estreitas. Vai ampliar também o espaço entre as faixas de rolagem, onde motociclistas circulam entre os carros.
Mais importante ainda é melhora o coeficiente de arrasto aerodinâmico do veículo, reduzido o ruído em altas velocidades, aumentando a penetração aerodinâmica e como conseqüência reduzindo o consumo e as emissões de poluentes.