Algumas empresas oferecem o carregador para o comprador do carro elétrico, que o proprietário pode instalar em casa para carregar a bateria enquanto o carro fica estacionado na garagem. Mas os postos de carregamento públicos estão se ampliando a cada dia, além do carregador portátil.

O mais utilizado hoje é o carregador portátil, pela facilidade de instalação, praticidade e economia. Para Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, empresa que oferece soluções para eletromobilidade, no entanto, acha que o uso do carregador portátil deveria ser somente emergencial, quando o motorista está na rua e não encontra um ponto de recarga próximo.

O recomendado para o dia a dia, segundo o executivo, é o carregador residencial, que é instalado na parede de casa ou na vaga da garagem em condomínios, como o Wallbox.

O carregador comercial é o mais eficiente porque carrega a bateria muito mais rapidamente e pode ser encontrado em postos público e, principalmente, em estabelecimentos comerciais como supermercados e centros de compra.

Thiago alerta que a escolha de um equipamento adequado e uma instalação feita por equipe técnica especializada é fundamental para a segurança do usuário e para a preservação da vida útil da bateria. Segundo ele, o custo para instalação depende do modelo escolhido e a potência do carregador, mas fala em R$ 3 mil para o carregador portátil e R$ 6,5 mil para o carregador residencial.