Andamos no Tiggo 5X e no Arrizo na pista de testes em Anápolis
Tiggo 5X e Arrizo 5, dois lançamentos de uma só vez, completando quatro modelos da CAOA Chery em pouco mais de um ano. Os carros começam a ser vendidos nos próximos dias e chegam bem posicionados em relação á concorrência. A empresa se sustenta em três pilares: qualidade, tecnologia e design. De fato, os dois carros apresentados estão distantes da imagem dos primeiros Chery que aportaram aqui. Ambos têm um acabamento primoroso, com materiais de qualidade, muito bem equipados, motorização moderna e oferecem muito conforto.
O sedã Arrizo 5 vem em duas versões, ambas com motor turbo de 150 cavalos, flex: a RX, que já vem com controle de estabilidade, de tração e sistema de partida em rampa, custa R$ 65.990,00 e a RXT, topo de linha, que tem também teto panorâmico, rodas de 17 polegadas e airbags laterais. Custa R$ 72.990,00. A empresa pronuncia Arrizo como se tivesse apenas um “”r”, “Arizo”, talvez porque assim é a pronúncia na China, que não usa o som de dois erres.
O Tiggo 5X tem o mesmo motor turbo 1.5 mas é mais potente, tem 160 cavalos e embreagem dupla de seis marchas A versão T tem rodas de 17 polegadas, chave de aproximação, retrovisores elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, câmera com sensor de ré, verificação de temperatura dos pneus, controle de estabilidade, de tração e sistema de partida em rampa. Custa RR$ 86.990,00.
A versão TXS traz ainda teto panorâmico, rodas de 19 polegadas, airbags laterais seis auto-falantes e bancos e acabamento de couro. Custa R$ 96.990,00
Aceleramos os dois carros na pista de testes na fábrica de Anápolis, em Goiás. Um circuito curto, mas suficiente para perceber o bom desempenho de ambos. No caso do Tiggo 5X, há uma perda de torque em altas velocidades, o que não acontece com o Arrizo 5, mesmo tendo potência total menor. Ambas têm um bom comportamento dinâmico e bom sistema de suspensão.
Para a direção da empresa, a consolidação na marca passa pela ampliação do atendimento pós venda, com o objetivo de dar mais segurança ao consumidor e a ampliação da rede de revendas, que começou com 25 lojas e já está em 65. A expectativa é encerrar 2019 com 111 pontos de venda e avançar no volume de vendas e consequentemente na participação do mercado. A marca saiu de 285 unidades vendidas em novembro do ano passado e encerra o ano com 1.110 carros licenciados, o que representa 0,5% das vendas no mercado interno.