Marca transforma toda a linha em híbridos e lança o elétrico iCar.

Três híbridos, um híbrido plug-in e um elétrico puro. Tudo numa tacada só. Foi assim a “festa da eletromobilidade” que a Caoa Chery promoveu nesta quarta-feira (15/6/22) em São Paulo, para apresentar uma linha completa de carros eletrificados.

O topo de linha da marca, o SUV de sete lugares Tiggo 8, passou a ser um híbrido plug-in, isto é: além do motor a combustão tem um motor elétrico alimentado por uma bateria que pode ser carregada na tomada, funcionando como um elétrico puro em circuitos curtos.

O Tiggo 5X, o Tiggo 7 Pro e o Arrizo 6 Pro ganharam uma versão híbrida, com bateria alimentada pela regeneração da energia provocada pelas freadas e desacelerações, mantendo, porém, as versões unicamente a combustão.

A grande novidade foi o lançamento do iCar, um míni carro elétrico puro importado da China, adaptado ao mercado brasileiro, que chega com um preço agressivo, R$ 139,990,00, que já está a venda nas concessionárias a partir deste quinta-feira. Os demais chegam em julho (Tiggo 5X e Tiggo 7) e agosto (Tiggo 8), mas já têm preço definido e podem ser reservados na pré-venda que a Caoa promove através do seu site. Veja:

Tiggo 5X Híbrido – R$ 169.990,00

Tiggo 7 Híbrido – R$ 199.990,00

Arrizo 6 Pro Híbrido – R$ 159.900,00

Tiggo 8 Híbrido Plug-in – R$ 269.990,00

O iCar 100% elétrico tem uma bateria de quatro módulos e 27 células, instalada no assoalho, com sete níveis de regeneração de energia. O motor desenvolve 61 cavalos de potência e oferece autonomia 282 quilômetros. O carro tem três tipos de carregamento, sendo que o mais rápido pode completar a carga em apenas 36 minutos. E o custo de rodagem é 80% mais barato do que o seu correspondente a combustão.

É feito de alumínio, o que reduziu o peso total em 180 kg, tem apenas 3,2 metros de comprimento e, embora seja pequeno, o sistema de rebatimento dos bancos traseiros, bipatidos, abre um espaço no porta-malas de 380 litros. Com os bancos montados, o espaço é limitado a 100 litros.

Internamente, tela de 10,25 polegadas, carregador de celular por indução bancos dianteiros elétricos. Conta com freios a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampas.

O 5X Híbrido tem 160 cavalos de potência e garante uma economia de 13% com o uso integrado com o motor a combustão. Em relação ao modelo a combustão ele tem como diferencial o carregador de celular por indução, volante em “D”, sistema start-stop e sensor de chuva.

O Tiggo 7 Pro tem a mesma potência: 170cv e oferece a mais rodas de liga leve de 18 polegadas e sistema start-stop e o Arrizo 6 Pro vem com volante com quatro tipos de ajuste, controle de voz off line, star stop, grade dianteira renovada, entre outras melhorias. A potência também é de 160cv.

Já o Tiggo 8, topo de linha, tem mudanças no design e uma potência combinada de 317 cavalos na soma do motor a combustão (gasolina) e os dois motores elétricos. O carro ganhou nova frente, grade, faróis fulled e novas rodas. No interior, tela de 25 polegadas, câmbio com o sistema joystick, carregador de celular por indução, bancos elétricos e outras melhorias.

Permanecem em linha o Tiggo 5X, o Tiggo 7 Pro e o Arrizo 6 Pro nas versões com motor a combustão.

A Caoa Chery aposta no híbrido plug-in como a melhor alterativa para a redução das emissões no Brasil. Segundo cálculo da montadora, o uso do etanol no híbrido proporciona uma redução de emissões maior do que um elétrico puro na Europa (considerando “do poço à roda”), onde a fonte de energia elétrica não é limpa como no Brasil, que tem base nas usinas hidroelétricas. A Europa ainda se usa muito materiais fósseis.