– Mercedes-Benz e Volkswagen são os maiores ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda
– Estudo deste ano revela manutenção dos altos índices; entrega dos troféus será dia 18/08
Ao contrário dos carros de passeio, que tiveram um impulso importante com o programa de incentivo do governo (recorde de vendas em julho), o setor de veículos comerciais não teve a mesma sorte.
Com a adoção dos motores Euro 6, menos poluentes, os preços dos caminhões subiram em torno de 25%, inviabilizando a compra para grande parte dos consumidores, que migraram para o setor de usados, fazendo os preços também explodirem nesse segmento.
A grande valorização dos caminhões usados não é novidade, ela vem crescendo desde a crise dos semicondutores, que reduziu a oferta dos modelos zero quilômetro.
Já em 2021 o resultado do Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais revelou valorização de veículos usados após três anos de uso, um cenário surpreendente, pois até então não havia notícia de um comportamento desse tipo, onde o consumidor conseguia, na revenda, obter um valor do seu veículo acima do valor pago quando OK. A Volkswagen foi a marca que mais valorizou, ganhando o Selo Maior Valor de Revenda no geral com o Volkswagen Constellation 30-330 8X2, que obteve um índice de 10,7%.
No ano seguinte todos os resultados apresentaram índices positivos e o campeão geral da Certificação foi o Mercedes-Benz Atego 2426 6X2.
Em 2023 o fenômeno se repetiu, o Accelo valorizou 50,8% e ficou com o troféu principal e todos os ganhadores por categoria valorizaram acima de 21%. A Volkswagen ficou com a Certificação principal na categoria Pesados, com Constellation 24-280 6X2.
Embora o problema da falta de semicondutores tenha sido superado, o impacto nos preços causados pela adoção da nova geração de motores menos poluentes provocou novo aumento dos preços dos usados, de forma que a valorização após três anos de uso continua alta.
“Os índices registrados no Estudo de Valorização de Veículos feito pela Autoinforme este ano estão nos mesmos níveis do ano passado, ou seja, acima dos dois dígitos, com a maioria dos modelos – seja caminhões, seja utilitários de carga – revelando valorização acima de 30%”, adiantou Joel Leite, diretor da Autoinforme. Os ganhadores da Certificação Maior Valor de Revenda 2023, em sua nona edição, serão revelados no próximo dia 18, em evento em São Paulo.
Nas oito edições anteriores, entre as montadoras de Caminhão, a Mercedes-Benz ganhou oito vezes e a Volkswagen duas. A Scania obteve sete certificações por categoria, a Volvo quatro, a Ford três e a Iveco duas.
No setor de Veículos Comerciais de Carga, Hyundai (quatro vezes), Kia (uma vez) e Renault (três vezes) obtiveram o título de campeão geral. A Fiat ganhou cinco troféus por categoria.