Balanço é positivo no trimestre por causa das vendas para locadoras; consumidor final está comprando menos

As vendas de carros cresceram 55,5% em março, um alívio para a indústria, que registrou aumento de 16% no acumulado do ano. Mas o presidente da Anfavea, Marcio Leite, avaliou esse crescimento com muita cautela, pois ele não indica a volta das comprar pelo consumidor.

Primeiro porque março foi um mês gordo, com 23 dias úteis, enquanto fevereiro teve apenas 19 dias de venda. Em segundo lugar porque dos 69 mil carros vendidos a mais em março (foram 190 mil unidades licenciadas, contra 130 mil em fevereiro) 25 mil foram entregues diretamente para as locadoras, que são responsáveis por grade parte das vendas da indústria.

Se considerarmos apenas as vendas para o consumidor foi um trimestre negativo. Dos 437 mil carros vendidos de janeiro a março, 107 mil foram para as locadoras e 330 mil para o consumidor final