De cada cem carros, 33 saem das linhas de montagem da China
O Brasil é o oitavo maior produtor de veículos do mundo, conforme dados da Organização Internacional de Construtores de Automóveis, mesma posição do ano passado.
Mas o volume produzido em 2020 foi bem menor do quem em 2019: apenas dois milhões de carros, 31% a menos do que no ano anterior, quando foram produzidos 2,9 milhões. Foi o pior desempenho dos últimos 17 anos.
Tá certo, foi o ano da pandemia, a maioria dos países também produziu menos, mas a queda de produção no mundo foi bem menor: 16%. E a China produziu apenas 2% a menos.
A China mais uma vez mostrou que é a líder inconteste do setor. Saíram das linhas de montagem chinesas nada menos que 25,2 milhões de veículos, 33% de toda a produção mundial.
O segundo colocado, Estados Unidos, produziu só 8,8 milhões e o Japão, terceiro colocado, oito milhões.
Em seguida aparecem Alemanha, Índia, México e Espanha. Depois do Brasil vem Rússia a Canadá.
Esses são os dez maiores fabricantes do mundo.
A lista dos países fabricantes de veículos é longa, tem 33 posições, mas apenas 12 produziram mais de um milhão de carros no ano passado: além dos dez primeiros, França e República Checa. A Itália, por exemplo, tradicional fabricante, ficou nos 770 mil carros. Bélgica, Portugal e Argentina, pouco mais de 200 mil e países como Ucrânia, Austrália e Azerbaijão, produziram no ano todo menos do que o Brasil produziu num dia.
Evolução da produção