Primeiro elétrico da marca no Brasil tem 416 km de autonomia. Veja as 12 cidades onde ele será vendido
Anunciado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, o Bolt EV, primeiro elétrico da Chevrolet, inicia oficialmente sua pré-venda no Brasil, inicialmente em 12 cidades (veja mais adiante) que foram selecionadas com base em estudo de mercado e que potencialmente são as que mais poderão absorver esse novo tipo de motorização. O elétrico da marca estadunidense chega como linha 2020 e custa R$ 175 mil.
O Bolt EV é 100% elétrico e se posiciona tecnologicamente à frente de híbridos e de automóveis puramente a combustão. Tem alto torque, característica de motores elétricos, potência de 203 cv e 36,7 kgfm de torque em qualquer faixa de rotação e faz de 0 a 100 km/h em aproximadamente sete segundos.
Tem dez airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, aviso de tráfego traseiro cruzado, alerta de colisão frontal e sistema de frenagem automática com detecção de pedestres para mitigar acidentes.
Na linha 2020, as novidades são as câmeras – agora de alta definição – de visão 360 graus com tecnologia que transforma o espelho retrovisor numa tela que projeta imagens da parte traseira em maior ângulo.
Caracterizado pela Chevrolet como um crossover, o Bolt tem 4.165 mm de comprimento, 1.765 mm de largura e 1.610 mm de altura. O entre-eixos é de 2.600 mm, enquanto o peso de 1,6t. Como as baterias ficam localizadas sob o assoalho plano e o motor elétrico é bastante compacto, o espaço interno é surpreendente, assim como o compartimento de bagagens, que tem capacidade de 478 a 1603 litros (com os bancos traseiros rebatidos), medidas semelhantes ao do Equinox.
O Bolt EV chega em versão única de acabamento, a Premier. Confira seus principais equipamentos: modo de direção “One Pedal” com sistema regenerativo dos freios; espelho retrovisor central por câmera; assistente de estacionamento com visão 360 graus; painel digital com tela de oito polegadas; My Link com tela de 10,2 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto; sistema de som de alta definição Bose; faróis com tecnologia HID e luzes de condução diurna em LED; lanternas traseira de LED; sensor crepuscular; pneus autovedantes com rodas de 17 polegadas; assoalho plano com fechamento aerodinâmico; sistema de recarga de smartphone por indução magnética (sem fio); bancos de couro com aquecimento e ventilação; sistema de partida do motor por controle remoto e freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão
O primeiro lote do Bolt EV começa a ser entregue no início de 2020. Os carros já virão equipados com a nova geração de baterias, que proporciona a maior autonomia da categoria e são 10% mais eficiente devido a nova composição de elementos químicos. O carro tem autonomia de 416 km.
O cliente pode adquirir o aparelho de recarga rápida, para ser instalado na garagem de casa, custa R$ 8.300,00. O aparelho fornece em uma hora energia para rodar 40 km. A carga total leva dez horas. Em eletropostos de alta voltagem, bastam 30 minutos para o carro rodar 160 km. Até os 240.000 km, os principais serviços de revisão se concentram nas trocas de itens de desgaste decorrentes do uso do veículo, como o filtro ar-condicionado e as pastilhas dos freios.
O Bolt será ofertado inicialmente em 12 cidades: São Paulo, Campinas, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES).
Luiz Cipolli Junior