– Estepe fica em segundo lugar; maioria dos roubos ocorre à noite
Rodar a noite em São Paulo é perigoso. Um levantamento feito pela Carglass tendo como amostra os consertos feitos pela empresa, especialista em reparo e troca de vidros automotivos, aponta que a bolsa é o item mais furtado/roubado dos carros na região Sudeste do Brasil, com 14% das incidências. O dado surpreende, já que o estepe era o item mais furtado/roubado nos últimos três anos e nesse ano caiu para o segundo lugar.
Em terceiro lugar na preferência dos ladrões aparece o rádio, seguido por itens pessoais e celular. De acordo com o levantamento, mais da metade dos roubos/furtos acontecem durante o período noturno (52%). 24% acontecem de manhã e 24% à tarde.
Um dado curioso no levantamento é que 35% das pessoas que tiveram os vidros dos seus carros danificados pelos bandidos não tiveram nenhum pertence roubado. De acordo com Milton Bissoli, executivo da Carglass, isso leva a crer que os sistemas de segurança/alarmes dos automóveis estão ficando mais eficientes, dificultando a ação dos marginais.
Para minimizar o risco de assalto ou furto, a dica é não deixar objetivos à vista, documentos importantes dentro do carro e estar sempre atento, principalmente nos semáforos.
Itens mais roubados:
Bolsa – 14%
Estepe – 12%
Som – 11%
Itens pessoais – 10%
Celular – 7%
Outros – 11%
Nenhum – 35% (Tiveram os vidros danificados, mas nada foi levado).
Qual o período do furto?
Noite – 52%
Manhã – 24%
Tarde – 24%