A fábrica da BMW em Araquari, Santa Catarina, completou as metas de sustentabilidade que tinha para 2020. O planejamento foi estabelecido em 2014, quando a fábrica foi inaugurada, e os principais objetivos eram redução de 45% nos consumos de energia e água, diminuir a geração de lixo e usar apenas fontes renováveis de energia elétrica.
Entre os resultados alcançados em seis anos estão o aproveitamento do calor gerado da combustão de lixo orgânico para o aquecimento dos processos de pintura dos veículos, que diminui o consumo de energia em 1.300 megawatts por ano, uso de fontes renováveis como solar e eólica, tratamento de efluentes e reuso de água.
Ainda com o objetivo de diminuir o consumo de energia, a iluminação externa diminuiu e ganhou sensores de presença na área interna. A montadora também passou a usar sistema interligado de ar comprimido para as necessidades pneumáticas das máquinas. Com isso, houve redução anual de 150 megawatts.
Além disso, a BMW também incentiva os funcionários a aproveitarem a luz natural durante o dia e ficarem atentos quanto aos equipamentos e luzes acesas desnecessariamente com o projeto turn-off.
Entre as próximas iniciativas sustentáveis estão o sistema de resfriamento do processo da pintura, que deve reduzir o consumo em 791,4 MWh por ano.