Semipesado da Mercedes-Benz valorizou 50,9% e levou o troféu principal de 2022

Ganhar dinheiro com investimento financeiro não é pra qualquer um. Mesmo com informações privilegiadas, com uma boa assessoria e com muita sorte, quem que é que acreditaria que o dólar, por exemplo, teria um aumento de 40% nos últimos três anos? Agora, imagine se você pudesse investir num negócio, numa ferramenta que você pudesse usar durante esses três anos, ganhar dinheiro com ela, ter um rendimento mensal com essa ferramenta e depois de três anos ela ainda lhe render uma boa valorização? Pois foi o que aconteceu com quem comprou caminhão.

O Estudo de Valorização de Veículos, que a Autoinforme faz há 21 anos, teve um resultado excepcional este ano, com os veículos pesados tendo uma valorização excepcional. O resultado foi apresentado nesta terça-feira em São Paulo, no evento Selo Maior Valor de Revenda, que certificou o Atego como caminhão mais valorizado do mercado brasileiro. O Mercedes-Benz semipesado teve uma valorização de 50,9% após três anos de uso e ganhou o troféu de Campeão Geral.

O que explica essa valorização exacerbada é a crise mundial provocada pela falta de semicondutores, embora pandemia do coronavírus também tenha contribuído para essa distorção nos preços. Nada menos do que 46 caminhões tiveram valorização de mais de 20% em três anos: o estudo pesquisou o preço do caminhão OK em junho de 2019 e comparou com esse mesmo caminhão, usado, em maio de 2022, portanto três anos depois.

O Volkswagen 11-180 Delivery recebeu o Selo Maior Valor de Revenda na categoria Caminhão Médio, com uma valorização também muito expressiva: 50,4% e o Scania R-450 A 4X2 ficou com a Certificação na categoria Pesado, com valorização de 31,9%.

No total o setor de Caminhões teve cinco categorias: entre os Semileves o vencedor foi o Volkswagen Delivery Express, com índice de 49,5% e na categoria Leve foi a vez do Mercedes-Benz Acello 1016, com 44,4%.

Dos 113 caminhões avaliados no Estudo da AutoInforme, apenas nove não apresentaram valorização; todos os demais tiveram seus preços majorados após três anos de uso.

Foram eliminados do Estudo os caminhões que não obtiveram um mínimo de unidades vendidas, dentro da linha de corte estabelecida. Deixaram de fazer parte também modelos que durante o período sofreram alterações contundentes, que descaracterizam o produto.

O Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais 2022 certificou também os Utilitários de Carga mais valorizados. Veja matéria

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