Airbag, cinto de segurança, área de deformação da carroceria, alerta de acidente. A indústria cria alternativas para minorar as consequências de um acidente de carro e assim proteger a vida dos usuários, mas se o veículo for uma moto as dificuldades são maiores, justamente nesse tipo de veículo, que coloca seu usuário em situações muito mais perigosas, pois o risco de um motociclista morrer num acidente é até 20 vezes maior do que um motorista num acidente de carro.
Fornecedora de sistemas e equipamentos para o setor de duas rodas, a Bosch detectou duas causas principais em acidentes envolvendo motos: a perda de controle do piloto e colisões com outros veículos.
Os assistentes eletrônicos ABS e o controle de estabilidade já tornaram as motos mais seguras, mas a empresa está desenvolvendo um sistema de interface Homem-Máquina, que possibilita novas funções de assistência e segurança, ao mesmo tempo em que fornece uma imagem precisa em torno do veículo e proporciona mais conforto ao piloto.
Com o objetivo de extinguir as mortes no trânsito envolvendo motociclistas, a fornecedora desenvolveu um pacote de segurança para motos que inclui piloto automático adaptivo (ACC) e alerta de colisão frontal e detecção de ponto cego, tecnologias que estão presentes em carros autônomos. Até 2020, as marcas KTM e Ducati serão equipadas com essa tecnologia.
O Piloto Automático Adaptivo (ACC) ajusta a velocidade da moto ao fluxo do tráfego, mantém a distância segura do veículo à frente e assim permite que o piloto se concentre mais na estrada e oferece mais conforto na condução.
O alerta de colisão frontal detecta se outro veículo está se aproximando perigosamente e, se o piloto não reage à situação, emite um aviso acústico ou óptico.
O sistema de detecção de ponto cego vigia todas as direções, de forma que o motociclista possa mudar de faixa com segurança: identifica objetos em áreas de difícil visibilidade e emite um sinal de alerta.