Na primavera as árvores florescem e tornam a cidade mais bonita. Está cheio de tipuana, suínã, sibipiruna, palmeira e os ipês amarelo, roxo e rosa enfeitando ruas e praças e provocando uma sensação de paz, harmonia, tranqüilidade, reduzindo o estresse no trânsito.
Então, o impacto provocado pela beleza das flores faz com que os motoristas reduzam a velocidade: ou para observar a paisagem, ou porque o colorido das árvores proporciona maior prazer ao dirigir e diminui a pressa. Faz a pessoa relaxar.
Isso não é suposição, não. A professora Helena Drottenborg, da Universidade de Lund, na Suécia, fez um estudo sobre o comportamento do motorista nas ruas da cidade de Lund. E comprovou que as ruas que tinham cerejeiras em flores, a velocidade média caiu 5%, isso quando não havia trânsito, quer dizer: a redução da velocidade ocorreu sem necessidade.
O Estudo comprovou também que o número de veículos que circulava em alta velocidade caia 12% na época da florada das cerejeiras.
Pra sua informação, alta velocidade na Suécia significa andar entre 50 e 60km/h.
No grupo de controle da pesquisa, quer dizer, os motoristas que trafegavam nas ruas que não tinham árvores floridas, não mudaram o comportamento. Não houve redução da velocidade.