Maior e (muito) mais equipado, o carro vai disputar o segmento dos compactos premium com Onix, HB20 e cia.
Uma breve acelerada na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba, foi a primeira experiência com o Polo novo, que a Volkswagen está preparando para o lançamento em setembro. Todo camuflado, é difícil perceber as linhas externas, conforme você vê na foto, mas o que ele oferece no espaço interno mostra que o carro vai ter um bom espaço na categoria dos pequenos mais incrementados, ou, como são chamados, os compactos premium, segmento que hoje domina o ranking de vendas no Brasil: o Polo vai concorrer diretamente com o Onix, líder do mercado e o HB20, segundo colocado.
O carro ainda não está pronto. Experimentamos apenas o seu eficiente motor 1.0 TSI de 128 cavalos (álcool) que, segundo a fábrica, reúne o que há de melhor em performance e eficiência energética. O carro é equipado com a nova transmissão automática de seis marchas, que fica ainda mais poderosa na forma esportiva de conduzir, oferecendo uma troca de marchas mais curta e portanto criando um dirigir mais agressivo, mais esportivo, com um bom torque. Isso somado ao conforto num espaço interno generoso.
Segundo a fábrica, o Polo terá o maior torque do segmento dos compactos premium em baixas rotações.
Torque quer dizer “força”: é o poder do motor de dar uma boa arrancada, de fazer uma ultrapassagem com segurança, enfim: de atender de pronto quando o motorista enfia o pé no acelerador, pra dar uma saída rápida ou para se livrar de uma situação de emergência.
O torque é o responsável pela sensação de força do motor: sabe quando você dá uma arrancada e o corpo “cola” no banco? Isso acontece com um carro que tem um motor com bom torque. Então, ele garante esportividade, prazer ao dirigir e segurança para realizar ultrapassagens, enfim, a sensação de que o carro tem força! Que muita gente confunde com potência.
Andei na versão Confort Line, única disponível para o teste feito na manhã desta sexta-feira, 4, que já é bem completa e com equipamentos que hoje só se encontra em carros de categoria superior, como o sensor de sonolência ao volante: o computador faz a leitura do comportamento de dirigir do motorista nos primeiros quinze minutos após dar a partida e, caso esse comportamento mude, ele dá o sinal de alerta.
Todos os comandos são feitos com toque na tela de 6,5 polegadas no painel. A versão Highline, topo de linha, terá uma tela de oito polegadas com mais funções e haverá ainda uma versão básica, chamada simplesmente Polo. Com duas opções de motor, mas não o 1.0 TSI, que equipa apenas as duas versões superiores. Já a direção com assistência elétrica equipa as três versões.
O carro tem também como diferencial na categoria controle de estabilidade (ESC) e freio a disco nas quatro rodas, além do detector de fadiga e sistema de frenagem pós-colisão, que freia para evitar múltiplas colisões. O freio a disco oferece melhor desempenho e proporciona maior resistência ao chamado “fading”, a perda de eficiência que ocorre por aquecimento, quando o sistema é muito utilizado.
O carro vem também com o sistema de limpeza automática dos discos de freio, que faz a secagem em caso de chuva, assegurando o menor espaço de frenagem.
O carro feito no Brasil teve a suspensão elevada em 20 mm em relação à versão europeia, com as versões topo e intermediária equipadas com barra estabilizadora dianteira de 20 mm de diâmetro.
Os pneus de baixa resistência ao rolamento contribuem para a redução no consumo de combustível. Serão três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17.
Todas as versões têm ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem, que distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro e controle de tração (reduz o escorregamento das rodas).
No pacote de segurança entram o sinal de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras (as luzes traseiras se tornam intermitente quando o freio é pressione de forma acentuada).
O controle eletrônico de estabilidade entra apenas nas versões com motor TSI, que reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas quando o computador detecta que o carro perdeu a estabilidade. As versões topo de linha têm também:
– HHC, o controle de assistência de partida em rampa, que mantém o carro freado por até dois segundos em aclives após o motorista tirar o é do pedal do freio.
– EDS, o bloqueio eletrônico do diferencial, que aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração em pisos acidentados.
– XDS+, o bloqueio eletrônico do diferencial, que funciona com quaisquer condições de aderência do piso, proporcionando uma dirigibilidade mais precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.
– BSW, a limpeza automática dos discos de freio. Enxugando o sistema em dias de chuva, o que garante a eficiência nas frenagens.
– ESC inclui o RKA+, que é o monitoramento da pressão dos pneus.
– Sistema de frenagem automática pós-colisão, que aciona automaticamente os freios em caso de batida.
O carro avaliado é um protótipo, ainda não está totalmente pronto. O Polo novo vai ser lançado somente no final de setembro ou início de outubro. Ele terá uma versão sedã, chamada Virtus, que chega no primeiro trimestre do ano que vem.