– Investimento na nova geração de motores na Itália é de US$ 533 milhões; em dois anos marca deverá fazer reestréia no Brasil
A FCA (Fiat e Chrysler) vai investir US$ 533 milhões na produção de dois motores para a nova família de carros da Alfa Romeo na fábrica de Termoli, na Itália.
A montagem da linha de produção (desenvolvimento, engenharia e construção) dos novos motores deverá levar seis meses para ficar pronta, por isso a produção deverá ser iniciada somente no final deste ano.
Um dos motores é um quatro cilindros e o outro é uma variante de um motor Ferrari de seis cilindros, que será montado para modelos da Alfa Romeo.
A produção será de 200.000 unidades por ano, o que significa metade das necessidades da empresa projetadas para o ano de 2018.
Sergio Marchionne, presidente da Fiat Chrysler, disse que o projeto da produção de motores em Termoli é de alta tecnologia, sendo parte do compromisso da corporação com a marca Alfa Romeo.
Os motores vão equipar as novas gerações dos carros da marca, que deverão ser lançadas somente no final de 2016. Esses carros deverão fazer à estréia na nova investida da marca no Brasil. A terceira. A previsão é que a Alfa Romeo será relançada aqui no final do ano que vem ou início de 2017, com uma linha inteiramente nova. A empresa não confirma, mas prevê maior possibilidade da nova investida da Alfa Romeo no Brasil caso os carros sejam importados do México, país com o qual o Brasil mantém acordo comercial.
“Seria inviável comercialmente trazer os modelos Alfa Romeo da Itália”, disse uma fonte da montadora”.
Até 2017, a FCA vai montar uma rede de concessionárias com competência para atender um público diferenciado, de alto poder aquisitivo, muito diferente do consumidor dos carros Fiat.
A direção da empresa acredita que a experiência com o Jeep Renegade será uma boa oportunidade para a formação de uma rede com essas características. Da rede Jeep devem sair os primeiros revendedores Alfa Romeo.