Sistema plug-in garante que o carro rode 48 km como elétrico puro
O sistema plug-in utilizado em veículos híbridos permite que o motorista use somente energia elétrica durante trajetos curtos, fazendo uso do motor à combustão apenas quando esgotar a energia acumulada na bateria. Assim, muitas montadoras estão apostando nessa modalidade de propulsão, considerando que a maior parte das viagens se limita algumas dezenas de quilômetros por dia.
Mas é claro que quanto maior a possibilidade de andar sem poluir, melhor! Por isso é que a Porsche aumentou a autonomia puramente elétrica do Cayenne híbrido plug-in: a capacidade bruta da bateria de alta voltagem cresceu de 14,1 kWh para 17,9 kWh, um aumento de até 30% da autonomia elétrica. Agora o carro pode rodar até 48 quilômetros com emissão zero (pela norma NEDC, até 56 quilômetros). A letra E de “Cayenne E-Hybrid” é o indicativo da capacidade de rodagem com energia puramente elétrica, o que garante menor taxação de imposto na Alemanha.
Nada melhor do que um sistema desses, que evita a emissão de poluentes nos centros urbanos, onde normalmente são feitos trajetos curtos, no dia a dia, e ao mesmo tempo pode enfrentar uma viagem longa sem a preocupação de acabar a energia da bateria, pois na rodovia usa-se o motor a combustão, onde a dissipação do ar reduz o impacto nocivo da emissão de poluentes na atmosfera.
O trem de força Cayenne híbrido é formado por um motor elétrico integrado à transmissão automática Tiptronic S de oito velocidades, gerando 100kW de potência, o equivalente a 136 cavalos. O carro atinge 135 km/h usando apenas eletricidade. O motor a combustão é ativado quando aumenta a demanda por potência ou quando o motorista usa os modos de direção Sport ou Sport Plus.O motor do é um V6 turbo 3.0 com potência de 250 kW (340 cavalos), que contribui para um desempenho de sistema de 340 kW (462 cv).
O carro pode ser carregado numa tomada comum ou – utilizando um cabo de carga Mode 3 – em pontos de carga públicos. O Mobile Charger Connect oferece várias funções de carga inteligentes: um timer garante que o veículo esteja pronto no horário específico em que o motorista planeja sair. Além de um nível de carga pré-definido, também podem ser selecionadas opções específicas para o ar-condicionado. O motorista pode agendar o processo de carga para o período da noite ou o horário que desejar.
O sistema de carregamento doméstico pode verificar o consumo total de energia na casa para determinar o nível máximo de carga que pode ser gerado sem sobrecarregar a conexão local. Se a casa tiver captação de energia solar, o Home Energy Manager opcional pode utilizá-lo como fonte principal de energia para carregar o carro. Todas as funções podem ser controladas através do aplicativo.
A bolsa com o carregador fica alojada no porta-malas, reduzindo o espaço para bagagem, que já é limitado porque o estepe ocupa um espaço considerável. O ideal é carregar a bateria durante a noite porque para completar a carga demora de 12 a 14 horas, tempo que não diminui mesmo usando uma tomada de alta tensão.
Isso não quer dizer que ao esgotar os 48 km da capacidade da bateria não possa ser usada a propulsão elétrica. No modo de condução E-Charge, o motor a combustão carrega a bateria durante o caminho, isso acontece com a recuperação da energia nas frenagens ou quando o motorista tira o pé do acelerador.