Picape Ford tem motor 5.0 de oito cilindros, 32 válvulas de 405 cavalos de potência

A F-150 chegou para dar uma guinada no mercado de picapes grandes. Líder de vendas no Estados Unidos há 46 anos, ela rivaliza com a Dodge RAM, até agora a única disponível no mercado na categoria, que até o fim do ano contará também com a Chevrolet Silverado.

Mas será que o Brasil tem espaço para este segmento? Além da boa aceitação da RAM, o interesse pela F-150 mostra que sim: só na pré-venda, em apenas uma hora foram vendidas 500 unidades e mais 150 unidades no segundo lote, deixando muitos aficionados pela picape na fila de espera.

Disponível em duas versões, a Platinum custa R$ 509.990,00 e a Lariat R$ 479.990,00.

Depois de ver a F-150 em lançamento estático, chegou a hora de andar na lendária picape. Ainda sem opção para sairmos fora de circuitos fechados, a Ford escolheu a sua pista de testes em Tatuí, interior de São Paulo, para as primeiras impressões ao volante, enfrentando asfalto e terra.

No primeiro momento as dimensões da F-150 assustam: são 5,88 metros de comprimento, 2,43 m de largura (com espelhos) e 3,69 m de distância entre-eixos. O espaço interno é monstruoso, capaz de acomodar até cinco ocupantes com muito conforto.

É na hora de acelerar essa máquina de 2,5 toneladas que você sente todo o poder do motor 5.0 de oito cilindros, 32 válvulas, injeção direta, com câmbio de dez marchas que gera 405 cavalos de potência.

Bruta, enorme, valente, ela tem uma arrancada excepcional, chega 100km/h em apenas 7,1 segundos. Na pista da Ford foi fácil chegar a 180km/h e não passamos disso porque a velocidade máxima é limitada eletronicamente. A picape tem boa altura do solo, mas mesmo assim é muito estável em curvas. O conforto foi comprovado quando andamos nas pistas irregulares, fora do circuito normal de asfalto e usadas para teste de desenvolvimento. Mesmo com as pistas simulando buraqueira, pisos irregulares, costela de vaca e pedras soltas, a picape teve um ótimo comportamento, um sistema de suspensão eficiente.

Na pista off road usamos a tração 4X4, mas mesmo com as pistas de baixa aderência, piso de areia e muita irregularidade não foi necessário usar a tração reduzida. Testamos os modos de condução e os sistemas de controle de direção e comprovamos: a F-150 nasceu para enfrentar qualquer parada. Não deu pra explorar nem metade da sua potencialidade.

Recheada de equipamentos, a F-150 conta com ar-condicionado digital de duas zonas; banco do motorista com dez regulagens elétricas e memória e ventilação e aquecimento para a dianteira (os traseiros contam apenas com a segunda função), memória de posições dos ajustes elétricos do volante e pedais, teto solar panorâmico, abertura e partida sem chave, carregador de celular por indução, câmeras 360 graus (para a dianteira, traseira e reboque), freio de mão eletrônico, painel de instrumentos de 12 polegadas, central multimídia Sync 4 de 12 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, som Bang & Olufsen com oito alto falantes, aplicativo para acionar funções a distância e outras informações, iluminação exterior, rodas aro 20 escurecidas, e acionamento elétrico da tampa da caçamba, entre outros.

A segurança é reforçada e conta com controle de estabilidade e de tração, que inclui um controle de estabilização do reboque; oito airbags (dianteiros, joelhos, laterais frontais e do tipo cortina); controle automático em descidas e anticapotamento; alerta de colisão frontal e assistente autônomo de frenagem; monitoramento de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo; assistente de cruzamentos (impede ou minimiza colisões ao fazer uma conversão); auxílio de manobras evasivas (aumenta o torque no volante em direção ao desvio necessário, podendo também mudar o rumo sozinho); faróis de LED adaptativos; e sensor e alerta de permanência em faixa.

A versão Platinum topo de linha se destaca pelos cromados e mais itens de serie como: soleiras; estribo elétrico; som Bang&Olufsen de 18 alto falantes; rodas aro 20 cromadas; console central e assistente de reboque

 

Ficha técnica

Motor: 4.949 cm3, dianteiro, longitudinal, oito cilindros, 32 válvulas, injeção direta, 405 cv a 6.000 rpm, 56,7 kgfm a 4.250 rpm, gasolina

Câmbio: automático de dez marchas, tração integral

Direção: elétrica, com diâmetro de giro de 14,6 metros

Suspensão: Braços duplos triangulares na dianteira e eixo rígido na traseira

Freios: discos ventilados na dianteira e traseira

Pneus: 275/60 R20

Peso: 2.517 kg (Platinum) e 2.470 kg (Lariat)