Mas em meio às vendas fracas, algumas marcas têm crescimentos expressivos
Com o mercado estacionado e uma fraca média de vendas diárias, o mercado de carros novos caminha para ter em abril o seu pior desempenho dos últimos dez meses. Foram apenas 117.794 carros e comerciais leves licenciados até a última sexta-feira (23/4/21), faltando apenas cinco dias para o fechamento do mês.
Nesse ritmo, com 7.853 unidades/dia, a expectativa é fechar o abril com 157 mil licenciamentos, desempenho só melhor do que junho do ano passado, quando, após a retomada da produção (paralisada em abril e maio por causada pandemia) foram vendidos apenas 122.772 carros.
A expectativa do setor é que haja uma reação das vendas nos últimos dias do mês, o que livraria abril de ser o pior mês deste ano, superando fevereiro, que, com apenas 19 dias úteis, também teve um desempenho fraco, com 158.237 unidades.
Crescendo na crise
Enquanto as vendas em abril estão praticamente nos mesmos níveis das realizadas no mês passado (alta de 1,1% nas primeiras três semanas), algumas marcas obtiveram desempenhos invejáveis, com aumentos expressivos em relação ao mesmo período de março.
As francesas Citroën e Peugeot foram as que mais cresceram, elas que se revigoraram após a união na Stellantis. A Citroën registrou aumento de 63,6% e a Peugeot 36,8%, embora ainda com volumes moderados: a primeira vendeu 1.119 carros no período e a Peugeot 1.149.
A Volvo também cresceu na faixa dos 30% (veja quadro abaixo) com 464 unidades e outras três: Mitsubishi, Jeep e Caoa Chery, aumentaram as vendas em mais de 20%.
Land Rover e Toyota também tiveram aumentos expressivos, além das luxuosas Jaguar, Porsche, Audi e BMW. Kia e Hyundai também cresceram acima da média.
Veja a lista das marcas que estão crescendo no mês
Ranking de crescimento
Abril/2021