Um usa só motor elétrico o outro um elétrico e  um a combustão

Muito se fala em “eletrificação da frota”, com o objetivo de reduzir as emissões. Um carro eletrificado pode ser um elétrico puro ou um híbrido. Qual a diferença?

O elétrico puro tem um conjunto de baterias que alimentam um motor elétrico (alguns carros têm mais de um motor elétrico) e é carregado em tomada na rede elétrica comum ou ainda em carregadores rápidos em postos de abastecimento.

O híbrido é aquele que funciona com um motor a combustão, como o de um carro normal, e outro motor elétrico. Nesse caso a bateria do motor elétrico é alimentada com as frenagens e a redução de velocidade: toda vez que o motorista freia ou simplesmente tira o pé do acelerador a energia cinética é transformada em energia elétrica e carrega a bateria.

O híbrido plug in (ou de tomada) tem um motor a combustão e outro elétrico que pode ser carregado na rede de energia, e portanto tem uma autonomia maior na modalidade elétrica. Quem usa pouco o carro entre 30/40km por dia, acaba utilizando apenas a energia elétrica, deixando o uso do combustível líquido apenas para longas viagens.