– Empresas investem em ações para obter um bom Valor de Revenda
A preocupação com a boa imagem dos carros da marca no mercado de usados leva algumas montadoras a realizarem ações específicas para melhorar o pós venda, criando grupos de trabalho internos para levantar questões que possam melhorar a satisfação do cliente. O objetivo é reduzir as despesas do dono do carro, uma busca constante em melhorar o chamado Custo Total de Propriedade do veículo. Entram nesse contexto, entre outros itens, o valor que o dono tem que pagar de seguro, o custo das revisões, a manutenção preventiva, incluindo mão de obra e peças de reposição, e a depreciação do veículo na hora da revenda, item que, na verdade, é resultado da soma dos demais fatores.
O índice de reparabilidade e o valor do seguro são alguns dos itens que compõem o custo de propriedade e que o grupo de trabalho da Volkswagen do Brasil se esforça para reduzir o impacto deles no custo de propriedade. O resultado foi a vitória nas categorias de entrada, com o Up, e perua, com o Golf Variant no Selo Maior Valor de Revenda . Profissionais da empresa atuaram junto a seguradoras no sentido de obter um preço menor do seguro do Golf, com resultados positivos.
A Toyota investe pesado na boa imagem dos seus carros atuando no pós venda, ou de outra forma não teria obtido a invejável performance do Corolla, que, mesmo são sendo o mais estiloso, o mais barato, o mais potente e o mais equipado, não tendo a maior rede, é o sedã médio mais vendido no Brasil e o tricampeão do Selo Maior Valor de Revenda em sua categoria.
A Hyundai mantém um acordo com a Abrahy, a associação das concessionárias da marca, que limita o número de carros a serem vendidos para frotistas, de forma a não deteriorar o produto, já que as vendas com desconto prejudicam a valorização do produto no mercado secundário. Seu HB20s é pela terceira vez o sedã de entrada que obtém o maior valor de revenda do mercado.
Campeão do Selo Maior Valor de Revenda 2014 e 2015, o Ônix, da GM, é tratado com muito cuidado pela equipe de pós venda da empresa. O carro venceu este ano na sua categoria tornando-se tricampeão entre os hatchs compactos. “Traçamos uma estratégia bem definida e perfeita, diz Luiz Felipe Teixeira, gerente de Marketing da General Motors.
Outras estratégias usadas pela empresa são a criação de uma versão aspiracional e atender o consumidor com um grande leque de opções. E não se deixar levar pelas ofertas dos concorrentes com preços apelativos, agressivos.
A GM não força a concessionária a aceitar o carro usado da própria marca na troca. Segundo a empresa, seria uma estratégia eficiente, mas poderia prejudicar o revendedor e não é algo sustentável: “O mercado é que tem que criar essa situação”, revelou uma fonte da empresa.
Luxo também tem valor
Pela primeira vez nos três anos de Selo Maior Valor de Revenda, três marcas de luxo conquistaram vitórias em três categorias.
A vitória do CLA na categoria sedã grande não chegou a surpreender a Mercedes-Benz, que iniciou um plano de penetração no mercado brasileiro há dois anos e que começa a colher os resultados.
“Esse prêmio concretiza o plano da Mercedes-Benz de desmistificar junto ao consumidor a idéia de que, carro de luxo deprecia logo que sai da concessionária e que tem alto custo de manutenção” enalteceu um dirigente da empresa, enumerando as ações que a Mercedes-Benz fez nos dois últimos dois anos e que resultaram na melhoria da imagem da marca no que se refere ao custo de propriedade do veículo.
A empresa aumentou o número de concessionárias de 38 em 2014 para 50 em 2015 e vai fechar este ano com 56 e criou um conjunto de ações de pós venda para dar tranquilidade ao consumidor que comprava pela primeira vez um carro da marca.
Lançou o Classe C com carroceria nova em agosto de 2014, montou um pacote de revisão com preço fixo, fez ações junto a seguradoras para reduzir o preço do seguro e passou a fabricar o carro no Brasil, na unidade inaugurada em março deste ano em Iracemápolis, SP.
“Acreditávamos que o consumidor de sedã grande precisava de uma alternativa superior e apostamos que ele migraria dos modelos de marcas tradicionais no Brasil para o Mercedes-Benz.”
De fato, essa migração é notória e explica o crescimento das marcas de luxo mesmo num momento em que o mercado total de carros está em baixa. Segundo o diretor de Marketing da Volvo Car, Leandro Teixeira, nada menos do que 72% dos compradores de carros premium são provenientes de marcas comuns, de grande volume de vendas, e apenas 28% são consumidores que já possuíam um veículo das marcas de luxo.
O respeito ao bolso do consumidor foi também o mote que levou a Volvo a conquistar o Prêmio Maior Valor de Revenda com o Volvo XC60, na categoria utilitário esportivo médio, conforme Leandro. A empresa definiu os valores de revisão e fez uma programação de custos de manutenção: a primeira revisão do XC90, por exemplo, o modelo topo de linha da empresa, custa R$ 949,00. A revisão de 20 mil km custa R$ 1,849,00, a de 30 mil R$ 949,00, e de 40 mil R$ 2.349,00, a de 50 mil km R$ 949,00 e a de 60 mil quilômetros R$ 3.499,00.
Veja os ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda 2016
Veja os carros que foram submetidos ao Estudo de Depreciação de 2016
PMVR – AUTOS |
ENTRADA |
CHERY QQ |
FIAT PALIO FIRE |
FIAT UNO EVO |
FORD KA |
RENAULT CLIO |
VOLKSWAGEN UP |
HATCH COMPACTO |
CHERY CELER |
CHEVROLET ONIX |
CITROËN C3 |
FIAT PALIO |
FIAT PUNTO |
FORD FIESTA |
HYUNDA HB20 |
KIA PICANTO |
NISSAN MARCH |
PEUGEOT 208 |
RENAULT SANDERO |
TOYOTA ETIOS |
VOLKSWAGEN FOX |
VOLKSWAGEN GOL |
HATCH MÉDIO |
AUDI A3 |
CHEVROLET CRUZE |
FIAT BRAVO |
FORD FOCUS |
HYUNDAI i30 |
PEUGEOT 308 |
VOLKSWAGEN GOLF |
HATCH PREMIUM |
AUDI A1 |
BMW SÉRIE 1 |
FIAT 500 |
MERCEDES-BENZ A 200 |
MINI COOPER |
MINIVAN / MONOVOLUME |
CHEVROLET SPIN |
CITROËN AIRCROSS |
CITROËN C3 PICASSO |
FIAT DOBLO |
FIAT IDEA |
HONDA FIT |
KIA SOUL |
MERCEDES-BENZ B 200 |
PERUA |
FIAT PALIO WEEKEND |
MERCEDES-BENZ C 180 TOURING |
VOLKSWAGEN GOLF VARIANT |
VOLKSWAGEN SPACEFOX |
PICAPE PEQUENA |
CHEVROLET MONTANA |
FIAT STRADA |
VOLKSWAGEN SAVEIRO |
PICAPE MÉDIA |
CHEVROLET S10 |
FORD RANGER |
MITSUBISHI L-200 |
NISSAN FRONTIER |
TOYOTA HILUX |
VOLKSWAGEN AMAROK |
SEDÃ ENTRADA |
CHERY CELER SEDAN |
CHEVROLET CLASSIC |
CHEVROLET PRISMA |
FIAT SIENA FIRE |
FORD FIESTA SEDAN |
FORD KA+ |
HYUNDAI HB20S |
JAC J3 TURIN |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
VOLKSWAGEN VOYAGE |
SEDÃ COMPACTO |
CHEVROLET COBALT |
FIAT GRAND SIENA |
HONDA CITY |
KIA CERATO |
NISSAN VERSA |
RENAULT LOGAN |
SEDÃ MÉDIO |
AUDI A3 |
BMW SÉRIE 3 |
CHEVROLET CRUZE |
CITROËN C4 LOUNGE |
FIAT LINEA |
FORD FOCUS |
HONDA CIVIC |
HYUNDAI ELANTRA |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
MITSUBISHI LANCER |
NISSAN SENTRA |
RENAULT FLUENCE |
TOYOTA COROLLA |
VOLKSWAGEN JETTA |
SEDÃ GRANDE |
BMW SÉRIE 5 |
BMW SÉRIE 6 |
FORD FUSION |
HONDA ACCORD |
HYUNDAI AZERA |
MERCEDES-BENS CLA |
SUV ENTRADA |
CHERY TIGGO |
CHEVROLET TRACKER |
FORD ECOSPORT |
HONDA HR-V |
JEEP RENEGADE |
LIFAN X60 |
MITSUBISHI PAJERO TR4 |
PEUGEOT 2008 |
RENAULT DUSTER |
SUZUKI JIMNY |
SUZUKI S-CROSS |
TROLER T-4 |
SUV MÉDIO |
AUDI Q5 |
BMW X3 |
BMW X4 |
CHEVROLET CAPTIVA |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
HYUNDAI SANTA FE |
JEEP CHEROKEE |
TOYOTA SW4 |
VOLVO XC60 |
SUV COMPACTO |
AUDI Q3 |
BMW X1 |
HONDA CR-V |
HYUNDAI IX35 |
HYUNDAI TUCSON |
KIA SPORTAGE |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
MERCEDES-BENZ GLA |
MITSUBISHI OUTLANDER |
SUZUKI GRAND VITARA |
TOYOTA RAV-4 |
VOLKSWAGEN TIGUAN |
SUV GRANDE |
BMW X5 |
HYUNDAI GRAND SANTA FE |
LAND ROVER DISCOVERY |
MITSUBISHI PAJERO |
CROSSOVER |
DODGE JOURNEY |
FIAT FREEMONT |
HYUNDAI TUCSON |
MITSUBISHI ASX |
PEUGEOT 3008 |
RANGE ROVER EVOQUE |
SUZUKI GRAND VITARA |