Agora é oficial. Com presença do presidente Lula e do vice Alckmin, o presidente mundial da BYD, o bilionário chinês Wang Chuanfu, inaugurou a fábrica da BYD na Bahia, no polo industrial de Camaçari, e confirmou investimento para dobrar a capacidade de produção, que era de 300 mil veículos, para até 600 mil unidades por ano.

Além das montagens dos primeiros modelos pelo sistema SKD – carros que vêm desmontados da China, mas não são incorporadas peças nacionais – a BYD apresentou o protótipo do primeiro carro super-híbrido plug-in com tecnologia flex, ou seja, que pode usar etanol ou gasolina. O modelo que vai usar essa tecnologia é um BYD Song Pro, que homenageia a COP30, a Conferência das Partes que será realizada em Belém, no mês que vem.

A fábrica no Brasil será a maior produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. As projeções de Wang Chuanfu não são fracas. A meta é estar entre as três maiores montadoras do Brasil até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030.

A cerimônia também celebrou a produção do veículo de número 14 milhões da empresa no mercado global, uma edição exclusiva do BYD Song Pro.

Luiz Cipolli Jr, de Camaçari