Carro ganhou um ótimo motor turbo, bom de aceleração, bom de torque
Tiggo 2, Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8. É Tiggo para todos os gostos. Mas a Caoa Chery encontrou espaço no seu catálogo de produtos para lançar o Tiggo 3X, que ocupa uma posição intermediária entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X.
O 3X é feito sobre a plataforma do antigo 2, mas é outro carro, desenho moderno, começando na dianteira com aquela grade grande e imponente conferindo um aspecto valente ao carro, que contrasta com a delicadeza dos faróis, bem finos, avançando nas laterais. Internamente, um bom acabamento, o painel é inteiramente novo, com uma tela de nove polegadas, um console bonito e o acabamento é feito de material de alta qualidade.
A versão PRO, com a qual eu fiz o teste-drive tem como diferencial da versão básica, a PLUS, o revestimento dos bancos, painel com tela colorida, chave presencial (que abre ou fecha o carro apenas com a presença, à distância e rebate os retrovisores.
Ambas têm assistente de rampa, alerta de frenagem de emergência, assistente de descida, entre outros equipamentos.
A grande diferença entre o 3X e o Tiggo 2 é a motorização. Enquanto o 2 tem motor 1.5, o 3X é equipado com um 1.0 turbo. Mas então o 3X tem menor cilindrada? Anda menos? Pois é: com a criação do chamado carro popular, nos anos 1990, o motor de 1000cc, ou 1.0, ficou com fama de “manco”. Na época, ele tinha 50 cavalos de potência. Com o desenvolvimento dos motores de baixa cilindrada, com o objetivo de buscar reduzir o consumo e as emissões de poluentes, os atuas 1.0 ganharam potência de tal forma que o 1.0 do 3X não tem comparação com o antigo 1.5 aspirado do Tiggo 2.
O turbo aumenta a quantidade da mistura ar-combustível que entra nas câmaras de combustão de onde vai gerar a energia e com isso o propulsor ganha muito em potência: o torque do motor é de 17.1 kgfm. A força do motor pode ser sentida na primeira acelerada do Tiggo 3X. Eu andei com o carro na Serra da Cantareira, na capital paulista, onde um circuito cheio de curvas e subidas íngremes exigiu muito torque do carro. É incrível como o motor responde bem às retomadas de velocidade, mesmo quando o carro está enfrentando uma subida forte.
A expectativa da Caoa é vender mil unidades mensais do Tiggo 3X, o que o tornaria o carro mais vendido na montadora. Hoje, o que mais vende é o Tiggo 8, cerca de 800 unidades mensais. A Caoa está vivendo um momento de forte crescimento, ocupa a décima primeira posição no mercado brasileiro e a expectativa dos dirigentes é de um aumento exponencial. Imagine que a Caoa Chery tem hoje 115 concessionárias e terá 150 em sete meses. Com pouco mais de 1% de participação no mercado interno, a empresa fica limitada às regiões onde está mais presente, mas em várias cidades importantes do País ainda não tem representante. Em São Paulo, por exemplo, onde tem concessionárias suficientes para atender a demanda, a montadora tem 3% do mercado.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o dr. Caoa, não vai se contentar em entrar no ranking das dez marcas mais vendida no Brasil (o que deve acontecer já nos próximos meses, com ao crescimento da marca e a queda de vendas da Ford):
“Há pouco mais de três anos demos início ao audacioso projeto da Caoa Chery no Brasil. A chegada do Tiggo 3X Turbo, nosso oitavo lançamento, é a prova de que a promessa de ser um gigante no mercado automotivo nacional está se concretizando”, disse o chefão da montadora.
O preço de todos os Tiggos
(a partir de)
Tiggo 2 R$ 77.090,00
Tiggo 3X R$ 94.990,00
Tiggo 5X R$ 121.990,00
Tiggo 7 R$ 134.990,00
Tiggo 8 R$ 179.990,00