A quarentena continua afetando as vendas de veículos usados, a Fenauto – Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, divulgou os números de vendas de veículos seminovos e usados do mês de maio.
Embora comecem a indicar uma retomada das vendas, ainda estão muito distantes do patamar do período anterior à pandemia: em maio as vendas dobraram em relação a abril, mas estão muito distantes das registradas antes da coronacrise.
Até a primeira semana de março, as vendas estavam positivas, com um volume de 60.954, cerca de 11,44% superior a fevereiro. A partir da decretação da quarentena, com o fechamento do comércio das lojas, o volume de vendas foi decrescendo continuamente, até praticamente o final do quarto mês do ano, com ligeiras oscilações positivas.
No comparativo entre maio de 2020, e o mesmo mês de 2019, recuou 65,2%, e no acumulado a queda de vendas é de 34,4%.
Assim como acontece nas vendas de veículos 0km (veja matéria), esses números podem estar subestimados por conta da paralisação de alguns Detrans
A Fenauto vem realizando encontros virtuais com Associados e parceiros do setor financeiro, portais de comércio eletrônico e outros convidados, buscando oferecer alternativas e auxiliar os lojistas na geração de negócios durante a pandemia.
Para o presidente da Federação, Ilídio dos Santos, “nós continuamos atentos aos estímulos que o Governo Federal, Estados e empresas têm desenvolvido, observando com atenção e sensibilidade os novos”.