Avaliamos a versão EXL do novo Honda HR-V

A Honda elegeu três pilares de sustentação do novo HR-V, o SUV compacto, que, por sua vez, é o principal modelo da marca no Brasil, ele que iniciou a produção no Brasil em 215 e nesses sete anos vendeu 360 mil unidades. Com o fim da produção do WR-V.

Dos três pilares – segurança, conectividade e motorização – este último pudemos comprovar intensamente no teste drive feito na semana passada, num trajeto entre São Paulo e a cidade de Itatiba. Depois de 200 quilômetros rodados, o visor da marcação de consumo no painel registrava a falta de apenas um daqueles sinais que indicam o gasto de combustível.

Não medi com o rigor de um teste de consumo, mas aparentemente os números de consumo divulgados pela Honda são reais na prática, mesmo acelerando além da conta em alguns trechos das estradas, para testar a eficiência do motor 1.5 FDI de 125 cavalos da versão avaliada, a EXL. (veja mais adiante as quatro versões disponíveis). O consumo de gasolina da estrada é de 13,9 quilômetros por litro e 12,7 km/l no trânsito urbano. Com álcool o HR-V faz 9,8 km/l na estrada e 8,8 km/l na cidade.

Carro traz um pacote de itens de segurança e dirigibilidade com alguns dos equipamentos importantes, como a frenagem de emergência, que previne o impacto com m carro que vai à frente ou em sentido contrário e também acidentes com motocicleta, bicicleta e pedestre. O ACC, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, é outro item quase que mandatório num carro dessa categoria: o sistema mantém o carro a uma distância programada em relação ao carro da frente e freia quando o trânsito à frente para. Outro equipamento mantém o carro na faixa de rolamento, evitando a evasão da pista e tem também o sistema de permanência no centro da faixa de rolamento, tanto na reta como nas curvas, além do controle de descida de rampa e outros itens mais frequentes, como ajuste automático dos faróis e conjunto de airbags.

As versões Touring e Advance oferecem completo sistema de conectividade, o My Connect, que auxilia o motorista na consulta do status do carro, acionando o controle remoto para dar a partida no motor, ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância, encontra o carro no estacionamento, recebe alertas e faz agendamentos de revisões. Disponível nas versões.

O preço do carro me pareceu bem posicionado considerando o que oferece, mas tão caro quanto os seus concorrentes, considerando a realidade do mercado, que hoje está circunscrito a uma elite que representa menos de 1% da população brasileira.

O HR-V tem duas versões com motor 1.5 aspirado: a ELX avaliada, que custa R$ 150 mil, e a de entrada, a EX, por R$ 142,5 mil. As versões topo da linha têm motor 1.5 turbo: a Advance é oferecida a R$ 176,8 mil e a Touring por 184,5 mil.